Menu

Trabalhadores do reassentamento de Bento Rodrigues, em Mariana, fazem manifestação buscando valorização

28/08/2020 às 14:12
Tempo de leitura
2 min
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A estrada que dá acesso ao local onde está sendo construído o novo distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), atingido pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015, foi paralisada por trabalhadores da HTB na manhã desta sexta-feira (28). Os funcionários da HTB reivindicam valorização da mão de obra local, como salários melhores e cartão alimentação igual aos dos trabalhadores que são de outras cidades.

A manifestação iniciou às 5h30, permanecendo por mais de oito horas. Em um vídeo enviado à nossa redação é possível observar como estava congestionado o trânsito no local.

https://www.facebook.com/maisminasmg/videos/395490514765021

Gestores foram até o local para entender às reivindicações e negociar com os trabalhadores a liberação da via.

Posicionamento da Fundação Renova

Em nota enviada à nossa redação, a Fundação Renova se manifestou. Confira a íntegra do posicionamento da entidade.

A Fundação Renova considera legítima a manifestação popular pacífica, coletiva ou individual, e reafirma que possui a escuta, o diálogo e a participação social como práticas norteadoras de suas ações.

A Fundação reitera que o contrato vigente com a HTB, construtora responsável pelo reassentamento de Bento Rodrigues, é gerenciado e supervisionado pela Fundação Renova, mas a entidade respeita as políticas internas de cada uma de suas contratadas.

A contratação da empresa seguiu uma rigorosa análise da capacidade técnica, saúde financeira e de compliance, aprovada pela governança da Fundação Renova. 

A Fundação ressalta que a construtora se reuniu com os colaboradores para entender as pautas reivindicadas e avaliará os pleitos para devolutivas, permanecendo disposta a receber e discutir as questões que envolvem os seus trabalhadores. Após a conversa, foi acordado a liberação de via de acesso ao reassentamento e a desmobilização dos trabalhadores hoje.

Última atualização em 19/08/2022 às 07:58