A Escola de Samba Aliança da Piedade é uma das que ingressaram recentemente na Liga das escolas de Ouro Preto.
Fundada em 14 de maio de 2015, ela teve seu primeiro desfile oficial no ano passado, quando conseguiu a segunda colocação, mas como houve uma irregularidade dentro dos critérios de avaliação, perdeu pontos e acabou na quarta posição e perdendo o pódio.
O presidente da Aliança, Wagner Batista, comenta sobre a função da escola na comunidade do bairro Piedade. “As escolas de samba tem a função de trazer pessoas para tocarem instrumentos, talvez fugir de um caminho ruim e tudo mais.
E escola de samba é bom para as crianças também.
Nós temos a ideia de fazer a escola mirim para que tenhamos componentes conosco desde jovens mesmo.
Apesar de não termos essa estrutura ainda, é uma ideia”.
Funcionamento Crédito da foto: Rômulo Soares / Mais Minas Por ser uma escola muito nova, os processos de desenvolvimento e trabalho estão em processo de evolução.
E, ao observar o movimento das escolas de samba de Ouro Preto, é possível ver uma cooperação entre as agremiações para que todas tenham condições de desfilar na Praça Tiradentes.
No caso da Aliança, pessoas do bairro Taquaral e Morro Santana auxiliam a escola para que possa ter uma bateria potente para o carnaval.
Quanto à escolha dos temas, a decisão é restrita, pelo o menos até que o primeiro título do carnaval de Ouro Preto chegue para a Aliança da Piedade. “Por enquanto quem escolhe o tema sou eu.
Quando eu ganhar um título, ou dois, ou três, aí vou dar a oportunidade para as pessoas escolherem o tema.
Porque eu fico o ano todo pensando em carnaval, então eu já deixo o diamante no jeito para minha comunidade só lapidar.
Eu já tenho três temas em mente e três sambas enredo prontos”, declarou Wagner, presidente da escola.
No último carnaval, a Aliança desfilou com cerca de 200 pessoas, considerado um bom número para início.