Menu

Barragem da Vale em Ouro Preto sobe nível de emergência

De acordo com a Vale, essa barragem já está desativada e faz parte do Programa de Descaracterização de Barragens da companhia.
14/01/2022 às 17:01
Tempo de leitura
2 min
Foto: Divulgação / Vale
Foto: Divulgação / Vale

A barragem Área IX, da Mina da Fábrica, da Vale, localizada em Ouro Preto, na subiu de para o nível 2 de emergência na quinta-feira, 13 de janeiro. Neste estágio, é recomendado que se retire as pessoas vizinhas à estrutura.

De acordo com a mineradora, as chuvas que atingiram a região nos últimos dias provocaram uma diminuição no fator de segurança. Ainda segundo a companhia, não há pessoas na área de autossalvamento.

Ainda segundo a Vale, essa barragem já está desativada e faz parte do Programa de Descaracterização de Barragens da companhia. Ela não estava registrada oficialmente no Cadastro Nacional e Barragens de Mineração do Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração (CNBM – SIGBM).

Em junho de 2020, a barragem foi fiscalizada junto com outras 13 estruturas pelo Ministério Público e pela Agência Nacional de Mineração (ANM), totalizando 14 “barragens-fantasma”.

Além dessa, a Vale também anunciou na quinta-feira que o dique Elefante, na mina Água Limpa, no Rio Piracicaba, na Região Central de Minas, está em nível 1 de emergência. O fato se deu após uma erosão na ombreira direita da estrutura, em virtude das fortes chuvas na região.

O Ministério Público de Minas Gerais já está ciente das mudanças nos níveis de emergência das duas barragens. A Vale também garantiu que já está executando medidas corretivas no local.

A elevação do nível da barragem Área IX, da Mina da Fábrica, aconteceu no mesmo dia em que um deslizamento de terra provocou um grande desabamento próximo ao Centro de Convenções, em Ouro Preto.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 05:47