Menu

Barragens em Ouro Preto entram em nível máximo de risco de rompimento e sirenes são acionadas

28/03/2019 às 21:59
Tempo de leitura
2 min

Mais duas barragens da Região dos Inconfidentes atingiram o nível máximo de alerta para rompimento na última quarta-feira (27). Tratam-se das barragens de Forquilha I e III, localizadas na zona rural de Ouro Preto. Apesar da gravidade da situação, é importante ressaltar que as estruturas se encontram na parte rural da cidade e uma eventual onda de rejeitos não chegaria na parte urbana do município.

Com a barragem chegando ao nível 3, considerado de alto risco de rompimento, as sirenes da área foram acionadas. Mas a Vale afirmou em nota (leia abaixo na íntegra) que os alertas sonoros foram emitidos apenas por um protocolo do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e que não houve rompimento. A empresa informou também que a evacuação dos moradores de área de risco, cerca de 25 pessoas, foi realizada em 20 de fevereiro deste ano.

As estruturas das barragens, construídas no sistema a montante, são os mesmos das barragens que se romperam nas cidades de Mariana, em 2015, e Brumadinho, em 25 de janeiro deste ano. De acordo com a Vale, as barragens Forquilha I e III já estavam inoperantes e fazem parte do plano de descomissionamento da mineradora.

 

Níveis do Departamento Nacional de Produção Mineral

Nível 1 – Quando detectada anomalia que resulte na pontuação máxima de 10 (dez) pontos em qualquer coluna do Quadro 3 – Matriz de Classificação Quanto à Categoria de Risco (1.2 – Estado de Conservação), do Anexo V, ou seja, quando iniciada uma ISE e para qualquer outra situação com potencial comprometimento de segurança da estrutura;

Nível 2 – Quando o resultado das ações adotadas na anomalia referida no inciso I for classificado como “não controlado”, de acordo com a definição do § 1º do art. 27 desta Portaria; ou

Nível 3 – A ruptura é iminente ou está ocorrendo.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 08:43