Menu

Com protocolos, Ouro Preto planeja carnaval de 2022

Segundo a secretária municipal de Turismo, o passaporte para participar do carnaval de Ouro Preto será o cartão de vacina.
11/11/2021 às 17:12
Tempo de leitura
4 min
Foto: Ane Souz/Prefeitura de Ouro Preto
Foto: Ane Souz/Prefeitura de Ouro Preto

Ouro Preto retornará com o carnaval em 2022. A notícia foi dada em uma entrevista coletiva feita pelo prefeito Angelo Oswaldo (PV) e a secretária municipal de Turismo, Margareth Monteiro, que tomou posse na última terça-feira, 9.

Angelo Oswaldo contou que o ex-secretário municipal de Turismo, Rodrigo Câmara, havia iniciado as primeiras conversas sobre a possibilidade de haver o carnaval no ano que vem antes de deixar a pasta para seguir seu novo cargo na Secretaria de Estado de Turismo.

“O carnaval é uma festa plural, que tem inúmeros parceiros, praticamente toda a cidade tem que estar mobilizada. Rodrigo começou a conversar para o estabelecimento dos entendimentos e isso vai continuar com a secretária Margareth Monteiro”, contou Angelo.

Segundo Angelo, a Secretaria de Governo, chefiada por Felipe Guerra, também está colaborando para que aconteça a realização da festa, já que o carnaval da cidade é um evento complexo de organizar, com vários palcos, estruturas, atrações e escolas de samba. “O carnaval de Ouro Preto sempre foi complexo, ainda mais agora no pós-pandemia, quando ainda são recomendadas algumas atenções, há restrições pairando no ar. Nós queremos ter um carnaval do qual todos possam participar dentro das condições sanitárias que são previstas”, disse o prefeito.

Ouro Preto se encontra na Onda Verde, a mais flexível do plano Minas Consicente, em que permite eventos, ainda que seguindo alguns protocolos sanitários. Segundo Margareth Monteiro, uma das principais mudanças pela prefeitura será o cartão de vacina. “O passaporte para participar do carnaval de Ouro Preto será o cartão de vacina. Apresentando o cartão, você tem livre acesso a todas as atividades do carnaval”, afirmou a recém nomeada secretária de Turismo.

A realização do carnaval é um dos primeiros e mais importantes desafios da gestão de Margareth Monteiro, que iniciou há três dias. Por conta da pandemia, Ouro Preto realizou a festa carnavalesca de forma virtual pela primeira vez. “Vínhamos discutindo há alguns dias com a Cultura e o Turismo de que forma realizar o carnaval. Até segunda ordem, a festa vai sim acontecer. Estamos nos preparando para que ele aconteça de um modo mais simplificado e seguindo alguns protocolos”, explicou a secretária.

De acordo com o Boletim Epidemiológico mais recente, divulgado nessa quarta-feira, 10 de novembro, pela Prefeitura Municipal, Ouro Preto registrou dois novos casos de Covid-19, totalizando em 6.482 pessoas positivadas para o novo coronavírus. Há três pacientes internados com a doença na cidade, sendo apenas um ouro-pretanos, a taxa de ocupação dos leitos é de 15%. De todos os positivados no município, 132 morreram e 6.451 se recuperaram, outros 15 casos estão sendo investigados.

Segundo o “vacinômetro” da Secretaria de Estado de Saúde, em Ouro Preto, 69.257 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, 59.637 foram vacinadas com a segunda e 3.817 ouro-pretanos foram imunizados com a dose única. Assim, 91,53% da população total da cidade está parcialmente imunizada contra a doença e 83,86% recebeu a imunização completa.

Com o avanço da imunização e a diminuição no número de casos, Angelo Oswaldo espera que até o carnaval, os dados epidemiológicos estejam ainda melhores, trazendo maior segurança para a realização do evento.

“Eu espero que até fevereiro tenhamos uma condição de saúde muito melhor, mais segura e confortável para todos. Queremos um carnaval com segurança, não só do ponto de vista da saúde, mas uma segurança pública”, finalizou o prefeito.

Natal

Sobre o natal, festividade que acontece já no próximo mês, Margareth disse que luzes serão acesas pela saúde das pessoas, em respeito aos mortos pela Covid-19.

“Depois de todo esse período de pandemia, em que as pessoas estavam reclusas em suas casas, a gente quer na noite de Natal trazer à luz essa vitória para o mundo, que é a luta contra a pandemia, contra a Covid-19. Nós caminhamos muito bem em Ouro Preto com a vacinação, o mundo está caminhando muito bem e nós vamos acender as nossas luzes pela saúde das pessoas, em respeito aos mortos pela Covid-19. Como um sonho muito grande de que tudo isso passe o mais rápido possível e que possamos voltar sim a ter nossa liberdade de ir e vir nessas ladeiras belíssimas de Ouro Preto”, afirmou a secretária.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:38