Menu

Corpo de Bombeiros de Ouro Preto homenageia militares e parceiros para solenidade

27/10/2022 às 16:25
Tempo de leitura
2 min
Foto: Marcelo Silva Camêlo/
Assessor de Comunicação / Clínica Veterinária Habitat
Foto: Marcelo Silva Camêlo/ Assessor de Comunicação / Clínica Veterinária Habitat

Na manhã desta quarta-feira, dia 26 de outubro, o Corpo de Bombeiros Militar realizou uma solenidade em comemoração aos 53 anos de instalação do órgão no município de Ouro Preto – MG. O Comandante Coronel BM Peron Batista da Silva Laignier e a Tenente Coronel Stella Coeli Flori Maciel Nunes Vieira convidaram militares, que foram agraciados com medalha, além de correspondentes e civis. O evento aconteceu na sede da 2ª Companhia Operacional do município, rua Conselheiro Quintiliano, 193, no bairro Lajes, a partir das 10 horas da manhã.

A Clínica Veterinária Habitat foi convidada para receber homenagem pela parceria no auxílio de atendimento de animais resgatados. Pela comemoração do aniversário da instalação da unidade, a clínica parceira presenteou a guarnição com quatro gaiolas de transporte de animais pequenos. Não apenas oferecendo apoio no atendimento dos animais resgatados, a Habitat também oferece cursos gratuitos de manejo de animais errantes acidentados. O curso é ministrado pela médica veterinária Amanda Lopes, onde ensina técnicas de contenção e alerta sobre comportamentos diferenciados.

Por que o órgão é importante?

A relevância desse órgão se deve a múltiplas atribuições, desde a preservação patrimonial até controle e resgate de vítimas de acidentes. No entanto, levando em consideração a atuação no resgate de animais acidentados e errantes, tanto silvestres, quanto domesticáveis, a guarnição de Ouro Preto vem mostrando trabalho notável, sendo de extrema importância para conservação ecológica.

Quando se fala em conservação ecológica, leva-se em consideração como cada animal é importante para o equilíbrio do ecossistema. Alguns exemplos, que recentemente podem ser levados em consideração, são os resgates dos gambás e das corujas, que tomou manchete em alguns portais de notícias da região.

Esses animais silvestres são essenciais para o controle populacional de roedores e evitando o surgimento de grandes pragas urbanas. Portanto, o trabalho correto de manejo, o transporte seguro, o atendimento médico veterinário e reinserção desses animais novamente na natureza, indiretamente, ou não, traz vantagens aos cidadãos.