Menu

IV Encontro de Tradições Culinárias agita São Bartolomeu

14/06/2019 às 14:14
Tempo de leitura
3 min

Memória, sabor e música boa. Essa é a principal receita do Encontro de Tradições Culinárias, realizado em São Bartolomeu. A festa é anual e é realizada desde 2015. Esse ano ela vai acontecer após o feriado de Corpus Christi, com programação nos dias 21, 22 e 23 de junho.

O evento acontece na rua principal, a Nossa Senhora do Carmo. Ele é idealizado pela comunidade do distrito e vai envolver três restaurantes, oito estabelecimentos locais e 17 barraqueiros. Dessa forma, eles serão os responsáveis por oferecer ao público os mais variados pratos da tradicional comida mineira.

Entre os pratos principais do cardápio da festa estão: músculo ao molho de vinho, moela ao molho com angu frito, dobradinha e umbigo de banana. Os vegetarianos não precisam se preocupar, preparações feitas especialmente para quem não come carne também estão no cardápio.

Segundo os organizadores, todos os pratos terão o preço fixo de 15 reais. Além das delícias tradicionais, quem for a São Bartolomeu para o festival, também vai poder ouvir muita música boa. A programação conta com shows ao vivo em todos os dias.

Oficinas 

O evento não contempla somente os adultos. Portanto, as crianças também vão poder se divertir na festa com a oficina: Da mesa, à lancheira. Ela vai ensinar ao público infantil, comidas saudáveis feitas a mão, além realizar de uma gincana que promete muita diversão.

Do mesmo modo, os adultos poderão participar da oficina gastronômica: Massa fresca sem mistério. Ministrada pelo chef Ricardo Ribeiro.

Tradição na culinária

O distrito de Ouro Preto tem tradição em eventos culinários. Há 24 anos realiza a famosa Festa da Goiaba de São Bartolomeu. O evento marca o fim da colheita da fruta na região e também conta com diversas barracas nas ruas, shows e oficinas. Além disso, a produção da goiabada cascão e do doce de leite, ao vivo, em um ponto da rua principal, é uma das atrações mais esperadas.

O doce de goiaba cascão do distrito é um dos mais famosos da região – Crédito da foto: Ane Souza

Confira a programação completa

Sexta-feira 21/06 

13h – Show: Adriano Fernandes (MPB, Pop Rock e Rock)

16h – Show: Banda Seu Retrato (Pop Rock)

Sábado 22/06

13h – Show:Escritório do Choro

14h – Oficina Infantil: Da mesa, à lancheira

15h – Gincana infantil

16h – Show: Thiago e Sara Martins (Sertanejo)

19h – Show: DjalôNômade Music (Forró/Samba)

Domingo 23/06

11h30 – Oficina Gastronômica: Massa Fresca sem Mistério

13h – Show: Samba à Dois

15h – Espetáculo Infantil: É o bicho. Cine teatral 2×2

16h – Show: Quadrado Carbono com Felipe Menezes

Distrito de apenas 122 habitantes espera reunir um público de 6 mil pessoas durante o evento – Crédito da imagem: Divulgação

 

 

Última atualização em 03/11/2021 às 22:07