Menu

Ouro Preto: quase 1 ano depois de deslizamento que destruiu casarão, Morro da Forca volta a causar preocupação

07/01/2023 às 19:47
Tempo de leitura
2 min
Defesa Civil municipal monitora a situação do local
Defesa Civil municipal monitora a situação do local

A Prefeitura de Ouro Preto interditou as vias situadas no entorno do Morro da Forca por questão de segurança. A interdição ocorreu neste sábado (7) e por ora não é prazo para a s ruas serem liberadas. O local é o mesmo em Ouro Preto onde houve um deslizamento de terra no dia 13 de janeiro de 2022, há quase um ano, quando um casarão histórico ficou totalmente destruído.

De acordo com o geólogo Charles Murta, servidor da prefeitura, em vídeo publicado nas redes sociais, “o motivo técnico do fechamento foi o desprendimento em terreno natural de um bloco que se encontra ainda instável na encosta, que pode vir a descer, motivo pelo qual dentro dos preceitos de Defesa Civil, nós trabalhamos com a segurança máxima, antecipamos os riscos, nós optamos por fazer o fechamento, evitando o trânsito tanto de veículo do que de pedestres”.

Com a interdição, estão totalmente bloqueadas as ruas Diogo de Vasconcelos e Pacífico Homem, além da Avenida Vitorino Dias e à Praça da Estação.

Por causa dos efeitos causados pelo alto volume de chuvas na cidade nos últimos dias, a cidade tem outro pontos de bloqueios. Atualmente, a rua Padre Rolim está parcialmente bloqueado no trecho até o Museu Boulieu. O mesmo acontece com a Avenida Lima Júnior, conhecida como Volta do Vento, no trecho próximo à ACTECH.

A rua Desidério de Matos, próxima à antiga fábrica de tecidos, também encontra-se parcialmente interditada.

Na BR-356, no trecho próximo do SESC onde imagens de um deslizamento de encosta na rodovia circularam pelas redes sociais ao longo do dia, a prefeitura de Ouro Preto agiu rápido e já liberou a via, que estava parcialmente interditada. Mesmo sendo um trecho de jurisdição e responsabilidade do DNIT, a Secretaria Municipal de Obras tomou as providências necessárias e a via já se encontra em condições de fluxo normal de veículos.

Limpeza da BR-356 – Foto: divulgação/prefeitura de Ouro Preto
Última atualização em 07/01/2023 às 19:48