Menu

Natal de luz em Mariana (MG) leva brilho para a cidade e aquece o comércio local

06/12/2019 às 09:00
Tempo de leitura
4 min

O último fim de semana foi marcado por muita luz e celebração na cidade de Mariana. A tão esperada inauguração das luzes de Natal aconteceu no domingo (1), na Rua Direita, na Praça da Sé, Praça Minas Gerais e também no Jardim de Mariana. 

O Natal de Luz de 2019 está cheio de inovações, com partes elétricas e muita iluminação por todo o centro histórico da cidade. Segundo o secretário de Cultura, Efraim Rocha, a decoração foi pensada com muita segurança, sendo desenvolvida por arquitetos, paisagistas e outras pessoas da área, trazendo para a população, um show de luz e brilho.

A programação para esse ano conta com bandas, espetáculos artísticos, cortejos, shows, cinema natalino, ballet e outras várias apresentações que enchem principalmente a Praça da Sé, localizada no centro da cidade, com comodidade ao público, além de tenda, palco e cadeiras para assistirem as apresentações. 

A programação não se limita a apenas um ponto da cidade, e assim como declara Efraim, “O Natal não está concentrado única e exclusivamente no centro histórico”. A programação se estende além das praças centrais, indo até bairros e distritos de Mariana. “Eu acho muito importante porque nem todos tem a oportunidade de sair de um bairro mais distante e ir até o centro. Então nós vamos ter atividades que acontecem aqui no centro, acontecendo também em outros bairros da cidade e distritos. Isso pra nós é de muita importância, poder levar para lugares mais distantes um pouco dessa mensagem e cultura do Natal”, explica o secretário de Cultura. 

Indo além da beleza iluminada do Natal, a expectativa não só para a inauguração mas para toda a programação é grande. De acordo com Efraim, os eventos que percorrem os dias de 01 a 25 de dezembro serão momentos mágicos. Entre eles, o mais esperado acontece no dia 6 de dezembro, com a chegada do Papai Noel na cidade.

Nós esperamos que esse tempo de Natal seja um tempo de paz, tranquilidade e felicidade para todos, entre marianenses e pessoas que queiram nos visitar. E que as luzes de Natal estejam, na verdade, no coração de cada um”, declara. 

O comércio

Em 2019 a expectativa para o crescimento econômico durante as festividades natalinas é grande. Além das ruas da cidade de Mariana estarem ainda mais enfeitadas que outros anos, os comerciantes afirmam que as expectativa são altas para maiores vendas.

Dessa forma, os vendedores de Mariana apostam em estratégias para atrair o público, como é o caso de um comércio localizado na Praça da Sé. Talia Borges, funcionaria do estabelecimento afirma que “Principalmente para o natal a gente pretende vender mais. As vendas estão boas, a gente está até pensando em fazer uma promoção para chamar mais clientes”. 

Isabel Martins é comerciante na Rua Direita, proprietária de uma loja de decoração, e explica que a chegada do Natal cria expectativa em todos os comércios, pelo consumo ser relativamente alto todo ano. “Começamos o mês de novembro com boas vendas, as coisas de natal estão saindo bem, esperamos que melhore, mas as pessoas estão entrando nas lojas e comprando bem”, conta Isabel. 

Apesar da alta expectativa do comércio e do encantamento das luzes pela maioria das pessoas, a comerciante Isabel apontou um lado negativo da decoração. De acordo com ela, a estrutura montada para a iluminação da Rua Direita prejudicou o estacionamento dos veículos no local. “A Rua Direita é privilegiada, porém, em certo ponto, sentimos que perdemos um pouco de acesso esse ano por causa dos postes. Eles estão atrapalhando o estacionamento. Já era difícil estacionar na rua direita, agora com esses postes de luz prejudicou mais ainda. Isso foi um problema”, explica a comerciante. 

Leia também: Câmara de Ouro Preto adia para terça-feira (10) votação que autoriza Prefeitura realizar empréstimo milionário

COMENTÁRIOS
Última atualização em 09/09/2021 às 19:30