Menu

Orquestra Ouro Preto é finalista no prêmio Profissionais da Música 2018

01/03/2018 às 20:45
Tempo de leitura
3 min

A Orquestra Ouro Preto é finalista do Prêmio Profissionais da Música, o PPM, na categoria “Projeto Musical Educativo”. A orquestra concorre com o livro “Amiga Música” escrito pelo Maestro Rodrigo Toffolo e ilustrado por Ziraldo e Mig. Para votar, basta acessar o site da premiação, http://ppm.art.br/votacao/, fazer um rápido cadastro e selecionar a categoria Projeto Musical Educativo. As votações serão realizadas até 03 de março. Após a votação popular, os concorrentes passam pelo júri técnico da premiação e o resultado será divulgado em abril na cerimônia de premiação.

Lançado em outubro de 2017, o livro foi idealizado e escrito por Rodrigo Toffolo, com ilustrações de Ziraldo e Mig. A publicação marca a retomada de um dos grandes nomes da literatura brasileira ao universo infantil e a primeira incursão do maestro no universo literário. Amiga Música conta a história de Bia, uma garotinha que desvenda as belezas e os mistérios da vida por meio da música. A narrativa acompanha o crescimento da personagem que descobre, aos porquinhos, que na maravilhosa experiência de viver, a música é uma companheira e estará sempre presente nos momentos mais alegres e naqueles nem tão felizes. É assim que, ainda bebê, aprenda a diferenciar as vozes do pai (grave) e da mãe (aguda) pela altura. Já criança, percebe, por exemplo, que as notas musicais, assim com as estrelas do céu, possuem cores diferentes, logo após se deparar com uma cena fantástica dentro de uma árvore oca: uma orquestra formada por formigas, regida por uma cigarra.

O livro adota um ponto de vista lúdico e pedagógico, que procura estimular o sonho e a imaginação das crianças, descomplicando o universo musical que, para muitos, é complexo e cheio de conceitos. “Há várias maneiras de se falar de música para um público tão exigente como as crianças. Podemos, por exemplo, gastar horas explicando conceitos da teoria musical e outras nuances. Certamente, nenhuma criança se interessaria. Por isso o livro aposta na força da imaginação como um caminho interessante para apresentar o mundo da música”, comenta Toffolo.

Distribuído pela editora Moderna, o livro está na segunda edição e à venda nas principais livrarias do país. Amiga Música também pode ser comprado na loja online da Orquestra Ouro Preto (http://www.orquestraouropreto.com.br/shop) e também nos concertos da Orquestra.

O Prêmio

A 4ª edição do Prêmio Profissionais da Música, PPM, vai premiar 60 categorias. A premiação será realizada entre os dias 16 e 21 de abril, em Brasília, com uma extensa programação composta por painéis, shows, exibição de documentários musicais e a divulgação dos vencedores do Prêmio. 

O PPM foi idealizado para expor e reconhecer a contribuição de diversos profissionais envolvidos na criação, produção e circulação de obras e produções musicais e audiovisuais. Serão premiados autores, cantores, produtores, arranjadores, instrumentistas, trilha sonora, projetos musicais, entre outros. O homenageado do ano será o músico Roberto Menescal, um dos responsáveis por fundar a Bossa Nova.

Leia também:

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 11:51