Menu

Ouro Preto lança moeda digital que começa a funcionar em 1º de julho

O nome da moeda será escolhido pela população e não tem taxas ou juros para os usuários
29/05/2023 às 12:46
Tempo de leitura
3 min
Foto: Ane Souz/PMOP
Foto: Ane Souz/PMOP

Buscando o fortalecimento da economia local e a valorização do comércio ouro-pretano, a Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, lançou, dia 19 de maio, a moeda digital do Município.

A moeda digital será utilizada por meio de um cartão magnético ou aplicativo para celular e cada 1 moeda de Ouro Preto equivale a 1 Real. Em junho será iniciado o credenciamento do comércio e qualquer pessoa pode fazer uso do novo modo de pagamento. Todos os estabelecimentos comerciais da cidade também estão habilitados, independentemente do modelo de negócio, inclusive, para transacionar entre si.

Trabalhadores do setor público municipal poderão antecipar até 30% do salário por meio da moeda digital e a solicitação será feita por meio do aplicativo. O valor utilizado será descontado no pagamento daquele mês, sem juros ou taxas.

“A moeda digital é original, é inovação, é um pioneirismo nosso. Já foi aplicada em outras cidades do país, e aqui ela vai garantir mais recursos no comércio de Ouro Preto, pois ela só poderá ser gasta na cidade e com isso termos nosso comércio abastecido e o sistema econômico municipal irrigado e valorizado”, ressaltou o prefeito Angelo Oswaldo.

Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, reforçou a importância dessa iniciativa em Ouro Preto. “É uma ação inovadora que o SEBRAE já colocou na cartilha de boas práticas para das cidades de Minas Gerais. Já fomos procurados por outras cidades, porque a moeda vai deixar o dinheiro na cidade, reter o recurso no município, auxiliando também para que o comércio possa pagar melhores salários e condições de trabalho, mais capacitação aos funcionários. É é um grande negócio para a cidade e mais uma vez Ouro Preto dando exemplo na área de inovação e tecnologia e valorização do nosso comércio. Além disso, o nome da será escolhido pela população, para que ela se sinta pertencente desta ação”.

“Em maio de 2021, foi lançada a agenda de desenvolvimento econômico do município e todas as ações já foram finalizadas, além de já termos concluído todo o plano de governo do Angelo e Regina da pasta de desenvolvimento econômico. Há muito a ser feito e temos vários projetos como o Hub de Inovação, o Parque Tecnológico, o Distrito Histórico e Criativo e muitos outros que estão transformando o ambiente tecnológico e econômico de Ouro Preto”, finalizou Felipe Guerra.

ENQUETE

A prefeitura está realizando uma enquete para a escolha do nome da Moeda de Ouro Preto. Clique aqui para votar!

Mais informações sobre a Moeda Digital acesse: ouropreto.mg.gov.br/secretaria/0455 (clique em Inovação e Tecnologia) ou envie um e-mail para: [email protected].

Fonte: Nathália Silva/Prefeitura de Ouro Preto