A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Educação prevê o retorno das aulas presencias para o dia sete 7 de fevereiro. A retomada se dará de acordo com o calendário escolar que começou a ser elaborado no final do ano passado.
Entretanto, com pico de casos de Covid-19 e 80% dos leitos ocupados, Ouro Preto prorrogará o tempo de Onda Vermelha, que acabaria na sexta-feira, 28 de janeiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o retorno acompanhará o quadro epidemiológico da cidade e a pasta afirma que está em permanente diálogo com a Secretaria de Saúde para uma definição exata.
Na quinta-feira, 27 de janeiro, o secretário de Saúde Leandro Moreira está em reunião com sua equipe, para analisar o cenário da cidade e distritos. A partir do diagnóstico epidemiológico, haverá uma posição assertiva em relação ao ensino remoto ou presencial.
“A equipe da Secretaria de Educação avaliou, criteriosamente, cada unidade escolar, para averiguar e entender as necessidades e solicitações feitas pelos diretores e a comunidade escolar sobre as obras e para o retorno das aulas presenciais. Devido às obras de manutenção que se iniciaram no segundo semestre de 2021, algumas escolas e creches terão o retorno das atividades somente de forma remota”, diz a nota da pasta.
Durante o período de chuvas, algumas escolas, como a Padre Carmélio Augusto Teixeira e a Monsenhor Rafael foram atingidas por deslizamentos de terra. De acordo com a Secretaria de Educação de Ouro Preto, a equipe da Defesa Civil já foi acionada e enviará um laudo para que as devidas providências sejam tomadas. Além disso, duas escolas estão sendo utilizadas nesse período para atender como abrigo.
Além disso, a equipe da Secretaria de Educação afirma que avaliou cada unidade escolar para verificar as necessidades e medidas para a segurança e a prevenção à COVID-19, de acordo com protocolo sanitário e preparando esses espaços para que o atendimento seja o mais adequado possível.