Menu

Ouro Preto prorrogará Onda Vermelha e pode aumentar restrições

Mesmo com o aumento exponencial no número de casos, a taxa de ocupação dos leitos destinados aos pacientes infectados pela Covid reduziu de 100% para 80% durante a vigência da Onda Vermelha decretada recentemente.
26/01/2022 às 10:25
Tempo de leitura
4 min
Foto: Mais Minas
Foto: Mais Minas

Ouro Preto permanecerá na Onda Vermelha pelos próximos dias. O aumento de restrições decretado no dia 14 de janeiro terminaria na próxima sexta-feira, 28 de janeiro, porém, como não houve redução no número de casos, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu permanecer na Onda Vermelha até que haja uma baixa no número de casos de Covid-19.

“Baseado nos números do período da Onda Vermelha, com certeza iremos prorrogar, porque os números não começaram a cair. Então, o pico de transmissão, enquanto estiver alto, a gente não tem como regredir de onda. Aliás, como ele está crescente, existe a possibilidade, inclusive, de aumento das restrições para os próximos dias, caso não comece a cair”, disse o secretário de Saúde de Ouro Preto, Leandro Moreira, ao Mais Minas.

Antes da Onda Vermelha, Ouro Preto havia registrado 752 casos de Covid-19. Durante as restrições, o número de infectados foi de 2.043. O secretário de Saúde explicou que a taxa de incidência está próximo de cinco e por isso há o aumento no número de casos durante a Onda Vermelha.

“A taxa de incidência já estava próximo de cinco, ou seja, para cada um positivo, ele poderia transmitir, no mínimo, para cinco outras pessoas. Então, a multiplicação ainda está em crescente. Foi, inclusive, essa taxa de incidência que nos fez entrar na Onda Vermelha”, explicou.

Mesmo com o aumento exponencial no número de casos, a taxa de ocupação dos leitos destinados aos pacientes infectados pela Covid-19 reduziu de 100% para 80% durante a Onda Vermelha. Por isso, uma possível mudança para a Onda Roxa não deve acontecer. A Secretaria de Saúde fará uma análise na próxima sexta para definir os próximos passos.

“As mudanças de onda depende de alguns critérios, dentro deles há o casamento da taxa de incidência e de casos positivos associado à internação com fila de espera. Então, temos uma alta incidência de casos positivos, mas ainda não chegamos na ocupação máxima dos leitos destinados ao Covid no município. Por isso, vamos fazer uma análise na sexta-feira para definir se mantém na Onda Vermelha, se progride para uma Onda Vermelha com mais restrições ou se muda para uma Onda Roxa”, declarou Leandro Moreira.

Por fim, o secretário de Saúde fez um apelo à população, para que cumpra as restrições, pois a mudança de onda ou não depende da redução do fluxo de pessoas se encontrando nas ruas. Além disso, ele ressaltou que a pasta da saúde não consegue fazer reduzir o quadro crítico da Covid-19 em Ouro Preto sozinha.

“A saúde, durante esses quase três anos de pandemia, vem fazendo sua parte, com profissionais sobrecarregados, exaustos e um fator que contribui muito seria o envolvimento de todos no processo dos cuidados com relação à pandemia. Então, por mais que a saúde tente, sozinha ela não dá conta. Então, o envolvimento da população, entendendo a necessidade do momento de reduzir o fluxo de pessoas nas ruas e nos ambientes, bem como dos comerciantes para que não precisemos evoluir para uma restrição maior é fundamental. Estamos fazendo a nossa parte, mas a conscientização de todos os envolvidos é fundamental neste momento”, finalizou.

No total, Ouro Preto registrou 9.470 casos confirmados de Covid-19, sendo 135 óbitos, 7.201 recuperados, 13 pacientes internados e taxa de ocupação de 80%, sendo quatro ouro-pretanos e outros quatro de outras cidades.

Em Ouro Preto, 70.828 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, 65.732 receberam a segunda dose, 3.817 receberam a dose única e 15.305 doses de reforço foram aplicadas. Assim, 93,61% da cidade está parcialmente imunizada contra a doença, 91,92% recebeu a imunização completa e 20,23% ouro-pretanos tiveram a cobertura com a dose de reforço.

Última atualização em 19/08/2022 às 05:36