Menu

São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, perde eleição de melhores vilas turísticas do mundo

Mesmo sem o selo, São Bartolomeu ainda deve receber alguns investimentos para infraestrutura local.
03/12/2021 às 21:52
Tempo de leitura
3 min
Foto: Facebook / PMOP
Foto: Facebook / PMOP

São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, não conseguiu o selo de “Melhores Vilas Turísticas do Mundo”, concedido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante a 24ª Assembleia Geral em Madri, na Espanha, nessa quinta-feira, 2 de dezembro, os distritos de Alberto Moreira, de Barretos (SP), e a vila Enxaimel, de Pomerode (SC), se classificaram para a decisão da competição.

Mesmo que o selo não veio, o presidente da Associação Comunitária de Desenvolvimento Social de São Bartolomeu, Sérgio Murilo de Oliveira, conta que a população de São Bartolomeu ficou bastante feliz com a indicação, que colocou o distrito como o terceiro melhor vilarejo turístico do mundo.

“Nós ficamos muito felizes. A gente foi indicado, é sinal que estamos cuidando bem do nosso vilarejo e mesmo com turista vamos continuar dessa forma. Tomara que o turista venha mesmo, mas que ache aqui com infraestrutura, com tudo organizado. Que o turista venha para conhecer e não modificar ou destruir. Vamos crescendo devagar”, conta Sérgio Murilo.

Quando surgiu a notícia da indicação, São Bartolomeu foi tão procurado por turistas que a própria vila não estava conseguindo atender toda a demanda. Porém, segundo Sérgio, com o tempo de chuva que se iniciou nas últimas semanas, o movimento diminuiu. A população do distrito esperava que, ganhando o concurso, o assédio com o vilarejo voltasse, mas, mesmo assim, Sérgio ainda crê que, com investimento, o local ainda pode continuar sendo bastante reconhecido por quem visita Ouro Preto.

“A expectativa é boa, porque querendo ou não, São Bartolomeu foi divulgada em todas as mídias, falada e escrita, todo tipo de mídia divulgou. Nesses dois meses estávamos trabalhando, fazendo bastante ações com a prefeitura e secretarias para melhoria de várias coisas aqui. Algumas já aconteceram, então isso aí já foi bom”, diz Sérgio.

Mesmo sem o selo, São Bartolomeu ainda deve receber alguns investimentos para infraestrutura local. Nesta semana, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), junto do superintendente de trânsito, Jorge Kassis, foram até o distrito para realizar o mapeamento para mudar a circulação do trânsito, a fim de instalar placas indicativas e educativas no local. Essa é uma das ações que foram aceleradas a partir da indicação, colocando um olhar maio da prefeitura para o vilarejo.

“Nós acreditamos que os investimentos que poderiam vir através da OMT e do próprio Ministério do Turismo não vão chegar mais, porque a gente não venceu, mas o turista vem. Precisamos estar bem preparados para o atendimento do turista”, finaliza o presidente da associação do desenvolvimento social de São Bartolomeu.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:21