Menu

Terceiro imóvel atingido pelo deslizamento do Morro da Forca desaba durante obras, em Ouro Preto

De acordo com a prefeitura, as obras conseguiram abaixar aproximadamente 50 metros do montante deslizado.
12/03/2022 às 00:02
Tempo de leitura
3 min
Foto: Reprodução/PMOP
Foto: Reprodução/PMOP

O terceiro imóvel parcialmente atingido pelo deslizamento de terra do Morro da Forca, em Ouro Preto, teve o restante de sua estrutura completamente comprometida na manhã de quinta-feira, 10 de março, durante o processo de retirada das terras que tomaram as ruas ao lado da Praça da Estação.

De acordo com representantes da Secretaria de Obras de Ouro Preto, a área onde houve o terceiro desabamento estava interditada e só tinha permissão para a entrada de trabalhadores da empresa responsável pela obra, Destroy Desmonte Técnicos do Brasil.

Ainda segundo a pasta, o imóvel já se encontrava bastante colapsado após o deslizamento de terra do Morro da Forca e o restante da estrutura cedeu sozinha no início da manhã de quinta-feira. Ninguém ficou ferido.

O terceiro imóvel era um supermercado tradicional da cidade, da década de 1980, conhecido como Varejão da Estação. Lá estava interditado, assim como o Solar Baeta Neves, desde 2012. 

Balanço

As obras iniciaram no dia 28 de fevereiro e a previsão de conclusão será em 45 dias trabalhados, podendo ter prazo prorrogado em caso de chuvas. Após 10 dias, a Prefeitura de Ouro Preto considera o balanço como positivo.

Os trabalhos na área com terra iniciaram com a descida do talude por meio de rapel, batendo com o martelete rompedor averiguando a presença de pedras soltas que ainda não haviam deslizado no dia da tragédia. O Morro da Forca possui 80 metros de altura e, até o momento, de acordo com a administração municipal, as ações conseguiram abaixar cerca de 50 metros do montante deslizado.

Paralelo à descida desse material, ocorre o transporte da terra para a Avenida Lima Júnior, popularmente conhecida como “Curva do Vento”, onde haverá o aterramento de parte da via que desabou em decorrência das fortes chuvas do começo do ano.

Na Avenida Lima Júnior já foi realizada a abertura de um acesso que vai até a base do terreno, onde será realizado um enrocamento de pedras para que o rio que passa abaixo do nível da via não apresente problemas futuros no aterro.

Veja o vídeo das obras divulgado pela Prefeitura de Ouro Preto:

De acordo com a Prefeitura de Ouro Preto, as próximas ações que serão feitas são o retalutamento e a compactação de baixo para cima, até que se chegue ao nível da pista.

COMENTÁRIOS