Menu

Tradicional Festa da Jabuticaba acontece em Cachoeira do Campo, maior distrito de Ouro Preto, no fim de semana

15/11/2022 às 19:16
Tempo de leitura
3 min
Foto: Ane Souz
Foto: Ane Souz

A tradicional Festa da Jabuticaba acontece de 18 a 20 de novembro no maior distrito ouro-pretano, Cachoeira do Campo. A festa, que surgiu em 1992, completa 30 anos em 2022 e, com programação diversificada, conta com promoção do Lions Clube do distrito, apoio da Prefeitura de Ouro Preto e da Associação Comercial de Ouro Preto (ACEOP). Como sempre, o evento deve atrair turistas e moradores, consolidando as tradições da região.

Integram os objetivos da Festa da Jabuticaba o fomento ao turismo e à gastronomia da região, além do incentivo à capacitação e desenvolvimento dos produtores locais, consolidando a cultura da jabuticaba como patrimônio imaterial de Cachoeira do Campo. O festival conta com a articulação da população local para realizar um evento familiar em ambiente agradável e seguro, com entretenimento de qualidade. Além de Cachoeira do Campo, a produção de derivados de Jabuticaba está presente em vários distritos e localidades de Ouro Preto, como São Bartolomeu, Amarantina, Santo Antônio do Leite, Glaura, e se estende também na região de Acuruí e do Córrego do Bação.

As comemorações já se iniciaram no final de outubro com a realização de duas ações: oficinas de capacitação e o Circuito Culinário da Jabuticaba. As oficinas foram voltadas à preparação de produtores locais para a produção artesanal e venda de derivados da fruta, como licores, geleias, compotas e molhos. O Circuito Culinário da Jabuticaba, que acontece até o dia 27 de novembro, é um festival gastronômico, que conta com a participação dos restaurantes de Ouro Preto e região, destacando a jabuticaba na criação das suas receitas. Sobre as festividades, a secretária de Turismo de Ouro Preto, Margareth Monteiro, comenta sobre a participação da população e de que forma a jabuticaba influencia nos pratos da região: “A comunidade se apropriou da festa e trabalha para promover um encontro entre os produtores, turistas, moradores e os grandes chefes de cozinha. Hoje a fruta faz sucesso fora da região com as receitas dos moradores de Cachoeira do Campo.”

Nos dias da festa, próximo fim de semana, as atrações acontecerão na Praça da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, evocando a produção familiar tradicional passada por gerações, trazendo os sentimentos de nostalgia e conforto proporcionados pelas memórias da população. Na programação, estão previstos pequenos palcos com bandas locais e estilos adequados à proposta de público, apresentações de corporações musicais executando dobrados em cortejos em volta da Matriz, shows intimistas no coreto, comidas “de afeto” nas barracas da culinária local, cozinha-show com chefes mineiros, chopp artesanal de jabuticaba produzido pelas cervejarias da região, espaço com oficinas de arte, educação e bastante entretenimento para as famílias.

Em breve será divulgada a programação detalhada com todas as atrações.

  • XXX Festa da Jabuticaba – de 18 a 20 de novembro de 2022
  • Sexta: Das 18h às 23h
  • Sábado: Das 10h às 00h
  • Domingo: Das 10h às 20h
  • Local: Praça Felipe dos Santos, Centro, Cachoeira do Campo, Ouro Preto, Minas Gerais (Praça da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré)

Fonte: Prefeitura de Ouro Preto

COMENTÁRIOS