O que você procura?

Vale apresenta plano de descomissionamento de barragem em Antônio Pereira nesta quinta-feira (13)

Carla Cruz 12 de fevereiro de 2020 às 20:50
Tempo de leitura
2 min

O prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, anunciou durante reunião com moradores do distrito de Antônio Pereira, que nesta quinta-feira (13), a empresa Vale vai apresentar um plano de descomissionamento da Barragem Doutor da Mina de Timbopeba, localizada em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto (MG).

Júlio adiantou que está mapeada a evacuação de 98 famílias que residem nas imediações da barragem. Porém o plano ainda não tem data prevista para ser colocado em ação.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Ouro Preto, a Vale juntamente com o prefeito e sua equipe irão sentar para discutir o plano que só será colocado em prática após ambas as partes estiverem de acordo com todas as fases.

LEIA TAMBÉM:  Calor extremo: Ouro Preto pode chegar a 36ºC nesta terça-feira (21)

Riscos à população

A Barragem Doutor tem capacidade para 35 milhões de metros cúbicos de rejeito. Em março de 2019, a Justiça determinou que as atividades na barragem fossem suspensas por conta do alto risco à comunidade de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, na região central do estado.

De acordo com a decisão, a barragem só poderia voltar a funcionar depois que a mineradora Vale adotasse as medidas cabíveis de comprovação de segurança.

A Barragem Doutor, da mina de Timbopeba, pertence a mineradora Vale e tinha vistoria de segurança pela empresa TÜV SÜD, a mesma das barragens de Mariana e Brumadinho, que se romperam em 2015 e 2019, respectivamente.

Inscreva-se no nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber as principais notícias veiculadas no nosso site em sua caixa de entrada, uma vez por dia.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Última atualização em 14 de setembro de 2021 às 15:36