Menu

Descubra como os bombeiros são treinados para combater incêndio urbano

26/08/2019 às 15:30
Tempo de leitura
3 min

Um apartamento pegou fogo, o Corpo de Bombeiros foi chamado e milhares de litros de água foram empregados para combater as chamas. O foco do incêndio foi em apenas uma parte da residência, mas o esguicho da água atingiu todos os cantos do imóvel, comprometendo aparelhos eletrônicos, móveis e demais objetos de valor da moradia. O fogo foi aniquilado, mas além do prejuízo pelo que foi atingido pelas chamas, ficou também o prejuízo pelo alagamento causado pela água utilizada para apagar o incêndio.

Este cenário poderia ser bem diferente se a técnica empregada no combate ao fogo fosse outra. Um novo procedimento, que é capaz de reduzir os danos e preservar melhor o ambiente, será apresentado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Como funciona isso?

Com a nova técnica, além de não alagar o recinto, a água utilizada vira vapor e resfria o ambiente, preservando equipamentos, móveis e demais bens da residência. Este procedimento será exibido a partir de amanhã, no Encontro da Comunidade de Bombeiros (Ecobom), oportunidade em que será realizada uma simulação de incêndio urbano em um grande container. O fogo dentro do ambiente confinado poderá chegar a 800° C, ambiente propício para testar também a resistência, destreza e fisiologia do militar para atuar em altas temperaturas.

Este e muitos outros assuntos serão discutidos nesta edição do Ecobom.

Sobre o evento

O ECOBOM é um evento que aborda temas atuais e relevantes para a atividade operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – CBMMG.

Com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, a abordagem das exposições é destinada a cases de ocorrências que se destacaram por sua complexidade ou repercussão, novas tecnologias, procedimentos operacionais utilizados nos diversos Corpos de Bombeiros dos estados brasileiros e de vários países ao redor do mundo, visando a disseminação de conteúdo e a aprendizagem organizacional.

Neste ano, o tema do evento é “Operações Complexas” e, além de palestras, haverá também workshops temáticos, destinados à difusão de novas tecnologias e novas doutrinas operacionais.

Detalhamento das atividades

Dia 27/08, de 08h00 às 17h20:

– Workshops de Atendimento Pré Hospitalar e Combate a Incêndio Urbano – Local: Academia de Bombeiros Militar – Campus 2. Endereço: R. do Registro, 2001 – Vila Beneves, Contagem – MG.

– Workshops de Corte de Árvore e Portaria 33 (Regularização de Brigadas de Incêndio) – Local: Academia de Bombeiros Militar – Complexo Pampulha. Endereço: Avenida Santa Rosa, 10, São Luiz – Belo Horizonte/MG.

Dias 28 e 29/08, de 08h00 às 18h00:

– Palestras no Auditório JK da Cidade Administrativa de Minas Gerais. Endereço: Rodovia Papa João Paulo II, 3777. Serra Verde, Belo Horizonte/MG.

Veja a programação completa.