Menu

Festival de Inverno da UFOP: Programação desta sexta (12)

12/07/2019 às 11:29
Tempo de leitura
5 min

Nesta sexta-feira (12), o Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade promete agitar as cidades. Com programação para os três municípios, o evento mistura cultura e muita música. O Festival de Inverno da UFOP tem atrações para todas as idades e durante todo o dia.

Acordando com o Festival

As atrações já começam desde bem cedo e vão até o fim do dia. Com exposições, oficinas, e apresentações, tanto para as crianças quanto para os mais velhos.

Continuando na programação diária, em Ouro Preto acontece às 9h, no Atelier Bretas, localizado no bairro São Francisco, a Oficina de Pedra-Sabão: Nosso Ouro. Ainda pensando na pedra-sabão, entre 10h e 17h, continua a mostra “Vivências com a Pedra-Sabão”, em Santa Rita de Ouro Preto.

Às 10h da manhã há programação em vários pontos do município. No Auditório do Paço da Misericórdia acontece a Oficina: Mosaico de Casquinha de Ovo. No mesmo local, acontece a mostra Arte no Paço, das 10h às 17h.

Ainda iniciando neste horário, em Ouro Preto, acontecem as exposições “O que a vida quer da gente é coragem”, na Casa dos Contos. Já no anexo do Museu da Inconfidência, acontece a mostra Soneto “Vila Rica”, de Olavo de Bilac. Ambas as exposições se iniciam às 10h e fecham às 17h.

Em João Monlevade, acontece, iniciando às 9h, a Feira de Economia Popular e Solidária, na Praça Sete. A Feira vai até às 19h.

Programação durante a tarde

Hoje (13), a programação do Festival de Inverno para a tarde em Ouro Preto e Mariana é recheada, em vários locais nas cidades da região dos Inconfidentes, e também nos distritos.

Às 14h, em Ouro Preto, haverá diversas atividades. No anexo do Museu da Inconfidência acontecerá a apresentação Só dez por cento é mentira – A desbiografia de oficial do poeta Manoel de Barros. Ainda no anexo do museu, também acontecerá o Encontro do Fabulações Museológicas.

E mais, no mesmo horário acontece a Oficina Mapa afetivo e narrativas patrimoniais, no Centro Cultural Comunitário Casa do Padre Faria. Ainda às 14h, na Casa anexa ao Cluve XV de Novembro acontece a Exposição OKimono.

Já em Amarantina, distrito de Ouro Preto, às 14h irá haver uma palestra sobre Educação Financeira. O evento ocorrerá na Casa Bandeirista de Amarantina.

Em Mariana, a programação durante a tarde acontece nas escolas do município. Às 15h, na Escola João Ramos Filho, no bairro Cabanas, irá ocorrer a Oficina Mover-se: Corpo e espaço na prática do Kung Fu. Ainda na mesma escola, mas já no fim da tarde há mais atividades. De 17h às 19h acontece a Oficina Dança, Saúde e Movimento.

Espantando o frio da noite

Durante as frias noites da região dos Inconfidentes, a programação do Festival de Inverno promete fazer você esquentar o esqueleto. Durante toda a noite acontecem atrações musicais e culturais em vários pontos das cidades.

Em Mariana, acontece às 19h o Espetáculo “Pequeno Príncipe fora de órbita”. A apresentação ocorre no distrito de Passagem de Mariana. Ja às 19h, acontecerá a apresentação da Orquestra El Shaday, na Praça da Sé.

Ainda nas programações culturais durante a fria noite ouro-pretana, acontece, continua às 18h30, a Mostra Mazzaropi, no anexo do Museu da Inconfidência.

As programações inéditas começam já às 19h. No Teatro Ouro Preto acontecerá o Espetáculo Peixes. E ainda às 19h, pra quem gosta de balançar o esqueleto, acontecerá uma Oficina de forró, na Associação Comunitária do Bairro São Cristóvão.

Às 20h, haverá a apresentação do Grupo de Estudos em Música Comtemporânea, na Casa da Ópera.

Já para as apresentações musicais que prometem espantar o frio da noite e madrugada de Ouro Preto, acontecem shows tanto na Praça da UFOP, quanto no Bar do Festival. Às 20h se apresentará a banda Carnival na Praça da UFOP.  Já às 22h, quem se apresenta, no mesmo local, é Digão, da banda Raimundos.

Já no Bar do Festival, a abertura se inicia às 23h. Porém o show se iniciará às 1h, fica por conta de Marcão, que fará um tributo a banda Charlie Brown Jr. Mas atenção: a entrada é paga. Dessa forma, os ingressos podem ser adquiridos clicando aqui.

Em João Monlevade, também haverá muita música. Às 19h30, na Praça do Povo, acontece o show Infocus 20 anos, da banda Infocus. Também na mesma praça, às 21h, haverá o show “Antes de Abrir os Olhos”, de Adriano Jorge e Confraria do Groove nas universidades.

Aproveite a programação do Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade e se divirta!

COMENTÁRIOS