Menu

IPVA 2023 em MG começa a vencer em março; veja calendário

De acordo com o Detran, a escala de vencimentos do IPVA 2023 inicia em 13 de março e termina em 19 de maio.
03/01/2023 às 13:45
Tempo de leitura
2 min
Imagem ilustrativa do Canva
Imagem ilustrativa do Canva

Um novo ano se iniciou e a renovação dos impostos anuais já começa a entrar em pauta nas famílias brasileiras. Em Minas Gerais, para quem tem veículo automotor, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) já anunciou a escala dos pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

De acordo com o Detran, a escala de vencimentos do IPVA 2023 inicia em 13 de março e termina em 19 de maio, para todos os veículos automotores rodoviários usados, variando de acordo com o número final da placa. O prazo para pagamento à vista com desconto de 3%, é de 13 a 17 de março, conforme o número final da placa. 

Confira na imagem a seguir a escala de vencimentos do IPVA em Minas Gerais:

Escala de pagamento do IPVA 2023 em MG
Escala de pagamento do IPVA 2023 em MG – Crédito: Detran MG

Para consultar o valor do seu IPVA 2023, tenha em mãos o número do Renavam do veículo e clique aqui. O pagamento do IPVA pode ser feito pelos seguintes meios:

  • Diretamente nos guichês de caixa ou terminais de autoatendimento (É necessário estar em posse do número do Renavam)
  • Guia de Arrecadação 

Como se calcula o IPVA em Minas Gerais

Segundo a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), em Minas Gerais calcula-se o IPVA aplicando-se sobre a base de cálculo as seguintes alíquotas:

Alíquotas do IPVA em MG
Alíquotas do IPVA em MG

Base de cálculo

Para veículo novo, a base de cálculo do IPVA é o preço total que consta no respectivo documento fiscal de venda. Nesse caso, se o veículo é de procedência estrangeira, a base de cálculo é o preço que consta no documento de desembaraço aduaneiro, acrescido dos demais tributos e encargos, ainda que não recolhidos pelo importador.

Para veículo usado, a base de cálculo do IPVA é o preço médio praticado no mercado, no final do exercício anterior ao da cobrança, divulgado pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG), pesquisados em publicações especializadas e, subsidiariamente, na rede revendedora. Desde o IPVA do exercício 2008, essa cotação é realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) com supervisão dos técnicos da SEF/MG.