Menu

Julgamento de Lula Em Segunda Instância É Marcado Para 24 de Janeiro de 2018

12/12/2017 às 22:12
Tempo de leitura
2 min

A data do julgamento em segunda instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) sobre o processo do triplex no Guarujá foi marcada para o dia 24 de janeiro de 2018 pela 8ª Turma da corte com sede em Porto Alegre, e acontecerá na sede do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4).

Em primeira instância, Lula foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro devido ao processo da Lava Jato envolvendo o triplex no Guarujá. A acusação foi de ocultação da propriedade do imóvel no litoral paulista, que teria sido recebido como propina da empreiteira OAS, em troca de favores na Petrobras.

Apesar da condenação, a sentença publicada no dia 12 de julho permitiu que Lula recorresse em liberdade. A tramitação do recurso no TRF surpreende a todos devido à velocidade com que ele está avançando, a ponto de ser marcado o julgamento com menos de 06 meses após o caso subir de instância, sendo o caso de Lula o mais rápido da Lava Jato neste sentido.

O relator dos processos da Lava Jato na 8ª Turma do TRF-4, João Pedro Gebran Neto, concluiu seu voto sobre o caso do ex-presidente em 100 dias, intervalo de tempo bem abaixo da média dos outros casos da Lava Jato, que é de 275 dias.

Se condenado, Lula pode ser preso e se tornar inelegível, ficando impedidor de disputar a eleição presidencial de 2018.

Leia Também:

Última atualização em 19/08/2022 às 12:00