The news is by your side.

Maior simulado de evacuação de emergência do Brasil será realizado em Itabira

A Defesa Civil do Estado de Minas Gerais realizará, neste sábado (17), em Itabira, o maior simulado de evacuação de emergência já feito em todo o Brasil, segundo a  Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG). A previsão é de que o treinamento conte com a participação de aproximadamente 19 mil pessoas residentes em cerca de oito mil imóveis que estão localizados em 27 bairros do município.

Estes imóveis se encontram nas chamadas Zonas de Autossalvamento (ZAS) –  áreas por onde o material da barragem passaria  em caso de rompimento e que se considera não haver tempo suficiente para uma intervenção das autoridades competentes –  das barragens Itabiruçu, Conceição, Rio de Peixe, Sistema Pontal, Cambucal l e Cambucal ll, e Zonas de Segurança Secundária (ZSS) urbana de Itabiruçu e Conceição.

Além de moradores e trabalhadores lotados na Mina Conceição no dia e horário do simulado, cerca de cinco mil profissionais estão presentes na organização e condução do simulado.

Como será realizado o simulado?

De acordo com o tenente coronel Flávio Godinho, coordenador-adjunto da Cedec, o simulado a ser realizado em Itabira “tem uma característica bem diferente, em função da logística empregada, da quantidade de pessoas que serão evacuadas, a quantidade de pessoas que vão trabalhar”. Ainda segundo o tenente, o simulado tem apoio de outros órgãos de segurança do Governo do Estado, além da Mineradora Vale.

As atividades estão previstas para ter início no período da manhã quando, por volta das 9h e das 11h, ocorrerão reuniões preparatórias sobre o simulado junto à comunidade. Mais tarde, às 15h, se dará o início do simulado  com o acionamento das sirenes e do carro de som para a comunidade.

o tenente Godinho ainda reforçou as informações sobre o evento em um vídeo. Assista:

 

O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e do Plano de Contingência e Evacuação de Itabira, que foi elaborado por uma equipe formada por representantes das defesas civis estadual e municipal, pela Prefeitura de Itabira, pela  Vale, por polícias Militar e Civil, pelo Corpo de Bombeiros Militar e pelo Ministério Público.

*Com informações da Agência Minas Gerais.