Menu

Novas atrações estão confirmadas para a Virada Cultural de Belo Horizonte

30/06/2019 às 16:10
Tempo de leitura
3 min

Após anunciar a cantora baiana Daniela Mercury, a Prefeitura de Belo Horizonte divulgou nessa semana o nome de outras três atrações para a Virada Cultural 2019 de Belo Horizonte. Trata-se das cantoras Fernanda Abreu e Xenia França, e da banda Chama o Síndico.

O Chama o Síndico fará show de lançamento do primeiro disco do grupo. “Um dia eu chego lá”, em homenagem a Tim Maia, teve participação do BNegão – um dos maiores nomes do hip hop nacional – e está previsto para divulgação nas plataformas digitais no dia 19 de julho. O show, no dia 20 de julho, contará ainda com alguns sucessos do outro homenageado do grupo, Jorge Ben Jor.

A apresentação do grupo Chama o Síndico na Virada terá participação especial da cantora e compositora Fernanda Abreu, precursora feminina do funk, dos samplers na música brasileira e do movimento pop no Brasil na década de 80. No auge do rock, ela se lançou como cantora de pop com referências do rap, funk e disco music, se consolidando com os hits “Rio 40 graus” e posteriormente “Katia Flávia”. Integrante da banda Blitz, de Evandro Mesquita, deixou o grupo para seguir carreira-solo, fazendo bem-sucedida síntese entre sambalanço, disco music, rap, funk e funk carioca.  O show contará ainda com a participação dos rappers Matéria Prima e Kainná Tawá.

A cantora Xenia França será a grande atração para o palco da rua Guaicurus, no dia 21 de julho, na Virada Cultural de Belo Horizonte. A cantora acaba de ser indicada ao Latin Grammy Award em duas categorias, Melhor Álbum de Pop Contemporâneo e Melhor Música, com “Pra que me Chamas?”, faixa do seu segundo videoclipe. Com esse trabalho, a artista concorre ainda ao Women Music Award como Melhor Videoclipe e também Melhor Show. Em 2018 realizou a primeira turnê nos EUA.

A artista começou a carreira cantando sambas e clássicos da MPB na noite paulistana. Inserida em um cenário artístico de resgate e propagação da cultura afro-brasileira, se transformou em uma referência de empoderamento e comportamento feminino, principalmente para as mulheres negras. Hoje, amante da cultura e música cubana, a baiana radicada em São Paulo, reverencia o som que vem da diáspora negra, em uma sonoridade essencialmente pop com pitadas de música eletrônica, jazz, samba-reggae, rock e R&B.

Sobre a Virada Cultural

A Virada será realizada durante 24 horas nos dias 20 e 21 de julho, com uma ocupação artística e cultural no hipercentro de Belo Horizonte. Ao todo, serão cerca de 400 atrações gratuitas – 136 selecionadas pelo edital – que devem atrair cerca de 500 mil pessoas em um circuito formado por seis áreas principais no Centro da capital, além de espaços culturais parceiros, em uma experiência intensa de compartilhamento e ocupação do hipercentro, atrelada ao convívio com diferentes culturas, estilos, credos e tribos. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico. Mais informações no site da Virada Cultural.

COMENTÁRIOS