O programa de distribuição de renda conhecido como Auxílio Gás ou Vale Gás foi criado pelo governo federal em 2001 com o objetivo de beneficiar os participantes de programas sociais. Na época, os atendidos eram os que faziam parte da Rede de Proteção Social, Bolsa-escola, Bolsa-alimentação e outros programas implementados durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Posteriormente, durante o governo de Lula, o Auxílio Gás foi integrado ao Bolsa Família.
Em 2021, o programa foi reativado como medida de auxílio à crise provocada pela pandemia da Covid-19. Neste mês de abril, o Auxílio Gás será pago aos beneficiários do Bolsa Família, e é importante verificar as datas de pagamento e as instruções para saque.
Auxílio Gás será pago em abril
A partir do dia 14 de abril, os pagamentos do Auxílio Gás serão iniciados em conjunto com o Bolsa Família, permitindo que cerca de 5,9 milhões de brasileiros retirem o valor integral de um botijão de gás de 13 kg entre os dias 14 e 28 de abril.
O programa visa fornecer às famílias a possibilidade de comprar um gás de cozinha de 13 kg com desconto em estabelecimentos credenciados, e é oferecido pelo governo federal em parceria com estados e municípios.
Para se inscrever no programa, é necessário atender aos critérios de elegibilidade, que variam conforme o estado ou município, mas em geral, incluem fatores socioeconômicos, número de pessoas na família e renda per capita.
O programa é monitorado regularmente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o que permite que as famílias beneficiárias recebam um auxílio de cerca de R$ 110, com base no valor médio do botijão de 13 kg no Brasil.
O pagamento é feito a cada dois meses, de acordo com as regras e regulamentações do programa, e as principais regras incluem:
- Ter inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico);
- Possuir renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 606);
- Ter renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos.
- Famílias com renda superior a três salários mínimos, portanto que estejam incluídas em programas de transferências de renda do governo federal;
- Ter membros da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).
Calendário do Auxílio Gás de abril
- Final do NIS 1: pagamento no dia de abril;
- Final do NIS 2: pagamento no dia de abril;
- Final do NIS 3: pagamento no dia de abril;
- Final do NIS 4: pagamento no dia de abril;
- Final do NIS 5: pagamento no dia de abril;
- Final do NIS 6: pagamento no dia de abril;
- Final do NIS 7: pagamento no dia de abril;
- Final do NIS 8: pagamento no dia de abril;
- Final do NIS 9: pagamento no dia de abril;
- Final do NIS 0: pagamento no dia de abril.