Menu

O que esperar do Cruzeiro na reta final de Brasileirão?

24/11/2023 às 13:44
Tempo de leitura
3 min
Foto: Staff Images / Cruzeiro / Flickr
Foto: Staff Images / Cruzeiro / Flickr

A luta contra o rebaixamento parece cada vez mais acirrada. Agora, com todos os times com o mesmo número de partidas, a tendência é que a briga para definir os rebaixados para a Série B de 2024 seja ainda mais tensa.

Restam apenas 4 jogos

Os últimos confrontos da temporada para a equipe de Autuori prometem emoção e muita dificuldade. A Raposa enfrenta um adversário direto na briga contra o Z-4, o Goiás, um adversário na luta por vaga por libertadores – Athletico Paranaense – e dois candidatos ao título, Botafogo e Palmeiras.

No primeiro turno, ainda sob comando do técnico Pepa, o Cruzeiro conseguiu somar apenas 2 dos 12 pontos possíveis diante desses adversários, empatando com o Athletico Paranaense por 3×3 fora de casa, e contra o Botafogo, em 0x0, no Mineirão.

Agora, em um outro momento do campeonato, a Raposa precisa de ao menos duas vitórias para se livrar de qualquer risco de descenso, mas a situação promete ser muito difícil.

Goiás, um rival direto

Na próxima segunda-feira (26), o Cruzeiro viaja até Goiânia para enfrentar o Esmeraldino na Serrinha. Acontece que, mesmo abaixo na tabela, a equipe comandada por Mário Henrique vem apresentando um bom futebol, mesmo sem conseguir os resultados para sair do Z-4.

Dentro de casa, a torcida do Goiás costuma transformar o estádio Hailé Pinheiro (Serrinha) em um verdadeiro caldeirão, mais um ponto que pode pesar contra o Cruzeiro. No primeiro turno, o Cruzeiro foi superado em casa, por 1×0. Gol de Lucas Halter, um dos destaques da equipe no ano.

YouTube video
Cruzeiro perdeu para o Goiás no primeiro turno

Athletico Paranaense, é vencer ou vencer

Contra o Furacão, que briga por uma vaga na Libertadores da América no ano de seu centenário, o Cruzeiro precisa mais do que nunca da vitória. Por se tratar de uma partida em casa, a equipe de Autuori vai precisar somar pontos para eliminar os riscos de rebaixamento.

Mesmo sendo um dos piores mandantes da competição, a Raposa precisa vencer se quiser ir para as últimas rodadas sem muita pressão. No primeiro turno, as equipes fizeram um grande jogo na Ligga Arena, empatando por 3×3.

Arthur Gomes foi o principal destaque na partida diante do Athletico na Arena da Baixada. Foto: Nayra Halm / Staff Images/ CRUZEIRO

Botafogo e Palmeiras: Os confrontos mais difíceis da temporada

Enfrentar os dois candidatos ao título nas duas últimas rodadas nunca é tarefa fácil. Na situação em que o Cruzeiro se encontra, é ainda mais complicado. Para não entrar em campo pressionado, o Cruzeiro precisa resolver sua situação antes dessas 2 partidas.

Com Botafogo e Palmeiras brigando ponto a ponto pelo título, a tendência é que as equipes vão em busca da vitória desde o primeiro minuto.

Situação está melhor que o esperado

Com as partidas em atraso, o Cruzeiro conseguiu conquistar 4 pontos e empurrar o Bahia para o Z-4. O rival direto na luta pelo Z-4 também tem partidas complicadas ao fim da temporada e a tendência é que não consiga vencer todas as partidas, assim como o Cruzeiro.

Assim, se a raposa fizer o dever de casa diante do Athletico e contra o seu rival direto, Goiás, o Cruzeiro fica mais tranquilo para permanecer na elite do futebol brasileiro em 2024.