Menu

‘Olhos que Condenam’: a história real de uma das maiores injustiças já cometidas pelos Estados Unidos

28/07/2019 às 16:04
Tempo de leitura
3 min

“Olhos que Condenam” (“When They See Us”) é uma impactante minissérie da Netflix criada por Ava DuVernay que fala sobre a história real de cinco garotos acusados ​​de crimes que não cometeram.

Dividida em quatro episódios, a minissérie conta com riquezas de detalhes e com um olhar cruel as entranhas do infame processo de 1989 com os chamados “Cinco do Central Park”, um caso chocante de injustiça nos Estados Unidos. Às vezes é literalmente difícil acompanhar as circunstâncias pelas quais os jovens de apenas 14-15 anos passaram. Ao mesmo tempo, o espectador não quer acreditar como algo assim poderia acontecer.

O caso ocorreu em 19 de abril de 1989, em Nova York. Um grupo de jovens negros do Harlem, bairro de Manhattan, decidiu ir ao Central Park naquela noite. Havia muitos deles e alguns nem sequer se conheciam. Naquela mesma noite, um ataque brutal a uma jovem aconteceu em outro canto do parque. Trisha Meili foi gravemente ferida, estuprada e deixada entre os arbustos. Ela sobreviveu milagrosamente. Naquela noite, vários jovens foram presos pela polícia no parque. O caos se transformou em uma série aleatória de detenções. Já no primeiro interrogatório, a direção da polícia decide apontar o culpado, uma vez que as notícias sobre o crime estavam aumentando constantemente e a procuradora Linda Fairstein precisava de resultados.

O que segue são procedimentos chocantes para levar inocentes à prisão. Pessoas inocentes carregando feridas verdadeiramente cruéis do destino. Os jovens são presos e interrogados sem a presença de seus pais.

Apesar das observações racistas na história, mais do que tudo, o diretor em quatro episódios, se concentra em detalhes sobre a experiência nua de ser injustamente e privado da liberdade. E não só isso. O obstáculo é nutrir a mentira, enquanto a verdade é conscientemente suprimida. A luta pela verdade também se torna uma luta pela justiça.

Cada episódio tem sua missão principal ao longo da história. A divisão temática e a coerência dos episódios individuais permitem-nos, então, experimentar vários aspectos das circunstâncias amargas com precisão documental. Enquanto os primeiros episódios se concentram em interrogatórios físicos e mentalmente agressivos, os episódio seguintes nos guiará através do julgamento em si e a brutal jornada pelo sistema penitenciário americano.

Se você ainda não assistiu, assista. A série está disponível na Netflix. Aproveite que você estará na plataforma de streaming e, após assistir à minissérie, procure por “Oprah Apresenta: Olhos que Condenam”. Trata-se de uma entrevista conduzida por Oprah Winfrey com os cinco atores da minissérie e com os cinco homens condenados no caso real.

Você pode gostar também: