A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) emitiu um comunicado em que alerta a população de diversas regiões do estado por conta de uma nova onda de calor prevista para os dias 12, 13, 14 e 15 de Março ( de terça à sexta-feira).
A previsão do Sistema de Metereologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) e o Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam) indicam um aumento de até 5 graus nos termômetros, em áreas estado.
No Triângulo Mineiro, Vale do Jequitinhonha, sudoeste de Minas, as temperaturas podem chegar ultrapassar os 38°C. No Alto Paranaíba, Oeste de Minas, Sul de Minas, Campos das Vertentes e Zona da Mata Mineira, o termômetro deve variar entre 36°C e 38°C.Já na região central do estado, a previsão é de temperatura na casa dos 36°C.
O Superintendente de Gestão de Desastres da Defesa Civil, Major Luís Antônio e Silva alerta a população sobre os riscos que a população pode enfrentar com as altas temperaturas como dor de cabeça, sangramento nasal, garganta seca e irritada, cansaço e dificuldade para respirar:
É muito importante que as pessoas bebam muita água e hidratem as vias aéreas. Além disso, evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, passar protetor solar e usar roupas mais leves são medidas simples, porém muito eficazes.
Deixar as janelas abertas, usar umidificadores de ar ou bacias com água espalhadas pelo ambiente são atitudes que ajudam, e muito, a diminuir o desconforto causado pelas altas temperaturas
Major Luís Antônio e Silva
Leia Também: Coluna do Peixe – Calor e seus cuidados
Qual o motivo da onda de calor?
O aumento das temperaturas tem como principal motivo, a bolha de calor que vai se instaar no norte da Argentina e do Paraguai, contribuindo com o aumento das temperaturas em diversas regiões do Brasil.
Segundo a Metsul Metereologia, os últimos dias da estação vão ser com um aumento acima da média das temperaturas nos países sulamericanos, com locais chegando à casa dos 45°C.
O site especialista em metereologia ainda aponta que, a bolha de calor, ocorre quando uma área de alta pressão permanece sobre a mesma área por vários dias, prendendo ar muito quente por baixo. Isso comprime o ar no solo e atravésda compressão aquecendo a coluna de ar.