Menu

IBGE oferta 24 vagas de recenseador em Mariana (MG)

13/06/2022 às 10:52
Tempo de leitura
2 min
Foto: Acervo IBGE
Foto: Acervo IBGE

O processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com mais de 48 mil vagas, encerra as inscrições nesta quarta-feira, 15 de junho. O certame visa a contratação temporária de profissionais para a realização do Censo 2022.

Na cidade de Mariana, há 24 vagas, sendo 11 de ampla concorrência, 3 exclusivas para pessoas com deficiência (PCD) e 10 voltadas para cota racial (PPP). Os interessados devem acessar o Portal do IBGE, e fazer a inscrição por meio do formulário virtual sem cobrança de nenhuma taxa. 

De acordo com o edital, a seleção dos profissionais será feita por análise curricular. “Os candidatos devem preencher o formulário com os dados relativos à formação e essa análise de títulos será classificatória. Quando forem convocados, eles precisam comprovar a titulação”, explica o coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros.

Os profissionais contatados passarão por um treinamento obrigatório antes do início da coleta do Censo. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 30 de junho.

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa neste simulador.  A previsão de duração de contrato do recenseador é de até três meses.

Considerando Mariana, em Minas Gerais o total de vagas oferecidas são 4.633. Veja no quadro de vagas a distribuição dessas oportunidades, por cidades.

Processo complementar

“O processo complementar tem o objetivo de contratar pessoal para as vagas que não foram preenchidas no processo seletivo simplificado. A diferença entre as duas seleções é que no PSS complementar há análise curricular em vez de prova e não é cobrada taxa de inscrição”, diz Bruno Malheiros.

As contratações serão efetuadas nos termos da Lei 8.745, que permite a admissão de pessoal por tempo determinado a fim de atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

* Com informações do Portal IBGE