Menu

Ministério da Educação disponibiliza o Prouni hoje, do dia 28 até 03 de março

Serão ofertadas cerca de 47 mil vagas em todo o território brasileiro, vagas que compreendem pessoas de baixa renda, ou de renda média.
28/02/2023 às 20:36
Tempo de leitura
3 min
Veja as vagas disponíveis em cinco concursos públicos em Minas Gerais. Foto: banco de imagens livres do Canva
Veja as vagas disponíveis em cinco concursos públicos em Minas Gerais. Foto: banco de imagens livres do Canva

Para aquelas pessoas, sejam estudantes ou não, que prestaram o Enem no ano de 2022, o Ministério da Educação abrirá o processo seletivo do Prouni a partir do dia 28 de fevereiro, terça-feira. Serão ofertadas cerca de 47 mil vagas em todo o território brasileiro, vagas que compreendem pessoas de baixa renda, ou de renda média. Poderão ser disputadas vagas com modalidades de 100% de bolsa e vagas com 50% de bolsas, a depender das comprovações.

O Prouni é um ótimo meio de ingresso nos cursos superiores, incluindo nas instituições renomadas, pois muitas pessoas, não têm condições de arcar com o curso de formação. Aos estudantes que possivelmente ficaram na lista de espera do SISU e acreditam não terem chances de passar no curso dos sonhos, o Prouni também é uma excelente opção. As notas de corte são mais baixas do que as notas oferecidas no SISU, porém, geralmente, as vagas também são inferiores em números. Vale lembrar também que as opções de ingressos podem ser disputadas por cotas, ou não. A análise das vagas disponíveis pode ser acessa pelo porta do MEC , em Prouni.

O Prouni é um dos programadas mais democráticos do Brasil no que se refere o acesso às universidades e aos cursos superiores. Inúmeras pessoas são gratas a esse programa, pois muitas destas, são os primeiros da família a obterem uma graduação no cursos superiores. Esse programa foi criado no ano de 2004 e, desde então, oferece oportunidades a todas as pessoas que não possuem condições de arcar com os cursos superiores, o seu objetivo é conceder bolsas parciais e integrais aos estudantes de curso da graduação. O período para se inscrever será do dia 28 até o dia 03 de março até às 23:59, com a sua primeira chamada no dia 7 de março, de acordo com o Ministério da Educação.

Funcionamento do Prouni

O prouni basicamente funciona como o programa SISU, no entanto, a sua grade diferença está no que diz respeito a quem poderá participar, que são as pessoas com renda por pessoa menor do que 1,5 salário mínimo, na modalidade bolsa integral, e o candidato que obter uma renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa, isso para a modalidade bolsa parcial. Vale salientar que os candidatos também devem ter participado do Enem de 2022 e obtido uma nota mínima de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e não ter zerado a redação. 

Para se inscrever, é necessário acessar ao site Prouni, após isso, serão solicitados os dados de preenchimento, conforme a sua renda. Você poderá se inscrever no curso que deseja, porém com as disponibilidades em cada universidade. Vale salientar que os dados devem ser preenchidos de forma correta, para que não haja problemas na inscrição após a aprovação. As notas funcionam conforme o corte, sendo a nota de corte o fato de aprovação ou não. Todavia, a aprovação poderá ocorrer mesmo que você esteja abaixo da nota de corte, já que se você passa na primeira opção de escolha, estará automaticamente eliminado de concorrer à segunda opção.

COMENTÁRIOS