Menu

Pode ser você! Samarco abre 20 vagas de jovem aprendiz

11/08/2022 às 20:52
Tempo de leitura
3 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Muitos jovens estão na busca pela sua primeira chance de inserção no mercado de trabalho. Daí a importância dos programas de aprendizagem, já que, uma vez contratado e inserido no mercado, o jovem, além de poder receber um salário mensal e contribuir para suprir suas despesas pessoais, escolares, familiares, ele também será preparando para desempenhar atividades profissionais.

Dessa forma, quando adulto, esse jovem já sai na frente no quesito profissional, pois cada vez mais ter experiência é um item fortemente requisitado pelas empresas na hora da contratação, algo que um jovem que está na procura do seu primeiro emprego ainda não possui. Assim, a aprendizagem pode ser uma ótima via de entrada para o mercado de trabalho formal.

Por isso, nesta matéria, trazemos um novo programa de aprendizagem aberto em Minas Gerais por uma das principais empresas brasileiras, a Samarco –  empresa de capital fechado que atua no segmento de mineração – que abriu 20 vagas no dia 8 de agosto em parceria com o Senai de Mariana.

Os jovens selecionados vão realizar o curso de Aprendiz Construção Civil (Armador e Carpinteiro), no período noturno, de 18h30 às 22h30, na unidade do SENAI de Mariana.

Para se candidatar, é requisito obrigatório ter no mínimo 18 anos e ensino fundamental. Todas as vagas direcionadas para moradores de Mariana, Ouro Preto, Catas Altas e Santa Bárbara.

Os jovens selecionados terá a seguinte ementa: realizar etapas dos processos construtivos relativos à alvenaria, concretagem, vedações verticais e horizontais, revestimentos de argamassa, componentes de revestimentos cerâmicos e pedras ornamentais, observando normas técnicas, de qualidade e segurança no trabalho e meio ambiente.

O curso será iniciado em outubro de 2022 e as inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de agosto pelo site VAGAS.

Etapas do processo seletivo de jovem aprendiz da Samarco

Os candidatos interessados em participar do programa de Jovem Aprendiz da Samarco terão que passar por 4 etapas de seleção. São elas:

  • Etapa 1: Entrevista individual online
  • Etapa 2: Avaliação psicológica online
  • Etapa 3: Exame Médico
  • Etapa 4: Matrícula/Admissão

Ao fim, para fazer a matrícula, os selecionados precisarão apresentar os seguintes documentos obrigatórios:

  • Cópia digitalizada do documento oficial de identificação com foto – RG;
  • Cópia digitalizada do CPF;
  • Cópia digitalizada da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
  • Cópia digitalizada do histórico escolar ou da declaração de comprovação da conclusão ou da matrícula no ensino médio ou matrícula no 9º ano do ensino fundamental;
  • 1 (uma) foto 3×4 recente digitalizada.

Devido ao cenário de pandemia do COVID-19, e enquanto não houver deliberação dos órgãos oficiais para realização das aulas presenciais nos ambientes escolares, as aulas teóricas serão mediadas por tecnologia e as aulas práticas ocorrerão quando da liberação das aulas presenciais dentro dos ambientes escolares do SENAI-MG.

Por isso é importante providenciar, com recursos próprios, o acesso à internet, sendo recomendável a configuração mínima de internet de alta velocidade.