Menu

Orquestra Ouro Preto faz apresentação gratuita em Mariana nesta quarta

18/07/2018 às 19:22
Tempo de leitura
4 min

A Orquestra Ouro Preto, regida pelo maestro Rodrigo Toffolo, se apresenta nesta quarta-feira, 18 de julho, na Praça Cláudio Manoel, a Praça da Sé, a partir das 20h, em Mariana. A apresentação é gratuita e conta com o patrocínio da Vale, por meio da Lei Rouanet. Na cidade histórica, a Orquestra Ouro Preto vai apresentar temas do DVD Música Para Cinema e também algumas peças do concerto CPLP – Comunidade de Língua Portuguesa.

Com direção musical do Maestro Rodrigo Toffolo, regente titular e diretor artístico da Orquestra, o Música Para Cinema reproduz parte do disco de mesmo nome. O projeto que culminou na gravação do álbum nasceu há dois anos, com a finalidade de promover uma homenagem ao cinema, ao contar parte da história da sétima arte através de trilhas sonoras que, ao longo do século XX, tornaram-se inesquecíveis e de grande importância para a cultura moderna.

A apresentação traz uma cuidadosa seleção de obras que compreendem o cinema nacional e internacional. O tema de O Carteiro e O Poeta, dirigido por Michael Redford, abre o disco, remetendo à poesia de Pablo Neruda, ao recriar em um arranjo inédito a atmosfera de amor e amizade inerente ao filme lançado em 1994. Seguida por ele, o álbum apresenta Manhã de Carnaval, obra primorosa de Luiz Bonfá, em arranjo de Pedro Milmam, que se consolidou como paisagem sonora do premiado filme Orfeu Negro (1959), dirigido por Marcel Camus.

Música para Cinema conta ainda com quatro obras que celebram o período clássico do cinema hollywoodiano. Garimpado da filmografia de Charles Chaplin, o disco apresenta um pot-pourri de Smile e Eternarlly, trilhas de Tempos Modernos (1936) e Luzes da Ribalta (1952), respectivamente. As obras ganharam arranjos inéditos, pelas mãos de Mateus Freire. O violinista assina ainda os arranjos dos temas de A Noviça Rebelde (1965) e Casablanca (1942), este, remetendo à emblemática cena em que Ilsa Land, interpretada por Ingrid Bergman, solicita a Sam (Dooley Wilson) que toque, ao piano, a canção As Times Goes By.

Como não só de drama e romance vive o cinema, o álbum revive, em uma de suas faixas, aquela que é considerada uma das cenas mais hilárias da sétima arte, com The Typewriter, de Who’s Mind The Store? (1963), no Brasil traduzido como Errado pra Cachorro, protagonizado por Jerry Lewies, que “toca” uma máquina de escrever imaginária, impactado pelo mundo do trabalho e as novas formas de experienciar o tempo promovidas pela modernidade. O sétimo álbum da Orquestra Ouro Preto traz ainda o tema de Cinema Paradiso (1988) e do documentário brasileiro Três Irmãos de Sangue (2006).

CPLP – Comunidade de Língua Portuguesa

Além do repertório do Música Para Cinema, a Orquestra Ouro Preto vai apresentar peças do concerto CPLP – Comunidade de Língua Portuguesa, unindo a musicalidade portuguesa e brasileira em um encontro entre dois países irmãos. Em 2013, a Orquestra Ouro Preto, em parceria com a Missão do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP, realizou turnê por Portugal e Espanha (região da Galícia). O projeto tinha como objetivo promover o diálogo entre os ricos acervos musicais dos países de música brasileira. Agora, a Orquestra Ouro Preto apresenta ao público belo-horizontino o repertório brasileiro, português e galego, promovendo uma ponte musical entre culturas diversas. O concerto apresenta um repertório que une a brasilidade de Edino Krieger à latinidade de Rufo Herrera. As canções são arranjadas por Guilherme Castro e Mateus Freire.

A Orquestra

Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto tem como diretor artístico e regente titular o maestro Rodrigo Toffolo. Premiado nacionalmente, o grupo jovem vem se apresentando nas principais salas de concerto do Brasil e do mundo. A orquestra foi criada em 2000 e seu trabalho é marcado pelo experimentalismo e ineditismo.

O Maestro

Rodrigo Toffolo é doutorando em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Musicologia pelo Departamento de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Toffolo é membro fundador e diretor artístico da Orquestra Ouro Preto, assumindo em 2007 a regência titular do grupo.

Leia também: Programação preliminar do Eco Inverno – Festival de Arte e Cultura de Catas Altas

Última atualização em 19/08/2022 às 11:03