O Projeto Escola Vai ao Parque levou, no dia 14 de julho, 92 participantes do Centro de Convivência para Adultos Especiais de Conselheiro Lafaiete ao Parque Natural Municipal Horto dos Contos, em Ouro Preto. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a iniciativa proporcionou uma experiência de educação ambiental, incentivando o contato com a natureza e a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.
Durante a visita, os participantes percorreram diferentes espaços da unidade de conservação, conheceram espécies da fauna e da flora da região e receberam informações sobre a biodiversidade local, os serviços ecossistêmicos oferecidos pelo parque e a importância da preservação ambiental. A equipe do Setor de Educação Ambiental também apresentou o papel do Horto dos Contos como espaço de pesquisa, lazer, aprendizado e conservação, integrado ao conjunto histórico de Ouro Preto.
A atividade faz parte das ações permanentes de educação ambiental desenvolvidas pela secretaria, que promove visitas e atividades para diferentes públicos ao longo do ano. Em 2026, a programação também passou a abordar os impactos das mudanças climáticas, tema da Semana do Meio Ambiente no município.
De acordo com a chefe do Setor de Educação Ambiental, Maria das Graças de Melo Ferreira, conhecida como Filhinha, um dos principais objetivos da visita foi garantir que pessoas de diferentes perfis pudessem vivenciar experiências em contato com a natureza: “Nesta visita, o principal destaque foi a inclusão, ao recebermos pessoas de diferentes idades e realidades para vivenciar esse contato com a natureza”, afirmou.
Além das atividades educativas, a programação contou com apresentações musicais e momentos de integração entre os participantes, fortalecendo a convivência durante a visita.
Em nota encaminhada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o Centro de Convivência para Adultos Especiais destacou o acolhimento recebido pela equipe responsável e ressaltou a estrutura oferecida durante a atividade. A instituição informou que também foi disponibilizado transporte para pessoas com mobilidade reduzida, permitindo que todos pudessem percorrer uma rota acessível dentro do parque.
O Projeto Escola Vai ao Parque integra as ações de educação ambiental da Prefeitura de Ouro Preto e busca aproximar diferentes públicos das unidades de conservação do município, promovendo conscientização ambiental, inclusão social e valorização do patrimônio natural.







