A pandemia da covid-19 é um desafio sob todos os aspectos e, sem dúvida, um dos maiores já colocados ao homem. Desde o início do ano, o vírus alterou a rotina em todo o mundo. Exigiu novos hábitos, mexeu com as emoções em escala planetária e trouxe para conversas cotidianas e para o noticiário um conjunto de palavras até então pouco utilizadas. São os vocábulos que nos permitem decodificar e entender a pandemia.
Para ajudar a população a entender a doença e seus sintomas, além das medidas usadas na prevenção e no tratamento, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) desenvolveu o Dicionário da Pandemia.
A ideia é traduzir termos técnicos, especializados, para que sejam compreendidos por todos. “Acreditamos que não basta ter acesso à informação. É preciso entendê-la para utilizá-la da melhor forma. Nossa intenção, ao desenvolver este dicionário, é fornecer aos mineiros todas as ferramentas para que eles se orientem durante a pandemia”, aponta o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral.
Confira o conteúdo do dicionário, que também pode ser acessado aqui :
Achatar a curva
Reduzir a taxa de transmissão de um vírus para evitar acúmulo e concentração de casos – pico – em um mesmo período. Importante para que o sistema público de saúde possa atender ao maior número de pessoas possível.
Aglomeração
Grande quantidade de coisas ou pessoas em um espaço. Ajuntamento.
Assintomático
Indivíduo que tem uma doença, mas não apresenta sintomas. Estudos científicos apontam que algumas pessoas com coronavírus não têm sintomas como tosse, febre ou perda de paladar e olfato, alguns dos mais característicos da covid-19.
Ciência
Visa a união entre o conhecimento teórico, a prática e a técnica. Não se utiliza de suposições, mas da comprovação após a aplicação do método científico.
Coronavírus
Família de vírus que causa infecções respiratórias em humanos e animais. Os primeiros coronavírus que afetam humanos foram isolados em 1937. O resfriado comum e a Influenza são exemplos de coronavírus.
Covid-19
Doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que afeta principalmente o sistema respiratório. Pode ter manifestação variada: de pessoas assintomáticas aos quadros respiratórios graves.
Distanciamento social
Medidas que buscam reduzir o convívio social para evitar a propagação de uma doença. Para exercer o distanciamento, deve-se evitar aglomerações, preferir trabalhar em home-office – quando possível – e evitar o transporte coletivo em horários de pico.
Epidemia
Crescimento de uma doença acima do esperado, espalhando-se rapidamente por diversas regiões.
Imunidade de rebanho
Proteção que surge em uma população quando uma parcela alta de pessoas é vacinada ou já se contaminou pela doença, desenvolvendo a devida imunidade.
Imunização
Aquisição de proteção contra doenças infecciosas. A prática tem como objetivo aumentar a resistência de um indivíduo contra infecções. É administrada por meio de vacina, imunoglobulina ou soro de anticorpos.
Isolamento social
Ato de separar um indivíduo ou um grupo do convívio do restante da sociedade. Esse isolamento pode ser voluntário ou não.
Leito de UTI
Cama de hospital destinada a pacientes em estado grave, equipada com ventilador pulmonar, oxímetro e eletrocardiógrafo.
Lockdown
Medida que significa confinamento ou fechamento total de uma localidade de modo mais radical do que o distanciamento social.
OMS
Organização Mundial da Saúde. Agência das Nações Unidas destinada à promoção da saúde de todos os povos. A OMS entende a saúde como um estado completo de bem-estar psicológico, físico, mental e social.
Pandemia
Disseminação mundial e simultânea de uma doença. Nem toda doença pode se tornar uma pandemia.
Pico
Ponto mais alto na curva de uma infecção.
Platô
Acontece quando há uma estabilidade de novos casos durante um longo período. Assim, em vez de uma curva bem inclinada, como a que forma o pico, ocorre um crescimento horizontal. Acontece quando o número de novos casos ou óbitos fica constante dentro de uma faixa de variação.
Protocolos sanitários
Programação de ações de controle sanitário por meio de inspeção e monitoramento de qualidade de produtos e serviços.
Quarentena
Procedimento de isolamento de pessoas expostas a uma doença contagiosa para impedir sua disseminação.
Respirador
Aparelho que realiza a função da respiração em pacientes com dificuldades respiratórias graves por conta de falhas no pulmão.
Sars-Cov-2
Agente causador da pandemia de covid-19.
Síndrome
Conjunto de sinais e sintomas que define a manifestação clínica de uma ou várias doenças ou condições clínicas.
Síndrome gripal
Conjunto de sintomas que incluem febre, tosse ou dor de garganta.
SRAG
Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Sintomas
Alteração da percepção habitual que uma pessoa tem de seu próprio corpo.
SIVEP-GRIP
Sistema nacional utilizado pela vigilância epidemiológica estadual e municipal para inserção de informações sobre casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Subnotificação
Casos de doença que ficam de fora das estatísticas oficiais porque não foram submetidos a exames diagnósticos ou porque ainda não tiveram resultado de exames que confirmaram a doença.
Surto
Aumento repentino de casos de uma doença em uma região ou local específicos.
SUS-fácil
Software que funciona como ferramenta de regulação assistencial e permite a busca de leito hospitalar em caráter de urgência e emergência.
Swab
Tipo de cotonete estéril que serve para coleta de material para exames microbiológicos com finalidade de estudo clínico ou pesquisa.
Teste de anticorpos
Exame médico que mostra se uma pessoa apresenta anticorpos (células de defesa) para uma doença específica.
Vacina
Preparação biológica que fornece imunidade adquirida ativa para uma doença em particular.
Vírus
Únicos organismos acelulares da Terra; são partículas proteicas capazes de infectar organismos vivos.