Menu

Peão morre ao ser pisoteado por touro, em rodeio, no triângulo mineiro

07/09/2019 às 19:29
Tempo de leitura
3 min

Em meio a um debate sobre a prática e realização dos rodeios, um evento do tipo acabou em tragédia, na noite desta sexta-feira (6). O peão Higor Vinícius Gregório Villar, de 26 anos, natural de Barretos, morreu ao ser pisoteado pelo touro que montava, num rodeio da 34ª Festa do Peão de Pirajuba, cidade do triângulo mineiro.

Higor montava no touro, em sua apresentação no rodeio, e após cair do animal, teve o pescoço pisado. Outros peões afastaram o animal, para que a vítima fosse socorrida mas, mesmo sendo levado para a UTI móvel e atendido, o jovem não resistiu aos ferimentos e faleceu, tendo a morte confirmada ao dar entrada no hospital da cidade.

Segundo o jornal O Tempo, Higor era peão profissional há 10 anos e voltava de lesão no joelho. Por esse motivo não havia montado na tradicional Festa do Peão de Barretos, a maior do Brasil e cidade natal do jovem.

A prefeitura de Pirajuba afirmou que o evento cumpria todos os requisitos de funcionamento e que está prestando todo o suporte necessário a família do peão. O corpo de Higor foi levado na madrugada deste sábado (7), para Barretos, onde será sepultado. Hoje acontece o último dia da 34ª Festa do Peão de Pirajuba.

Nota

A prefeitura de Pirajuba emitiu nota ao G1 sobre o acontecimento. Veja:

“É com pesar que informamos que o peão Higor Vinícius Gregório Villar, de 26 anos, natural de Barretos morreu após tomar o pisão de um touro durante montaria da 34ª Festa do Peão de Pirajuba. Ele foi atendido no local por uma equipe médica especializada, mas devido à gravidade dos ferimentos, o caso evoluiu para óbito. Ficamos tristes e consternados com a situação. A Prefeitura, o Club dos 7, a MAR Rodeios, Produções e Eventos, a Two Eventos e todos os envolvidos estão prestando toda a assistência necessária para a família.”

Discussão sobre os rodeios

É cada vez mais comum ver debates acerca dos rodeios nas redes sociais e rodas de conversa. Muitos acreditam que a prática é nociva à saúde tanto dos peões, quanto dos animais. Muitas ONGs e ativistas lutam contra a prática, considerada por estes uma forma de tortura com os animais participantes.

O Mais Minas, recentemente, fez uma matéria que trouxe a tona a discussão. Para acessá-la, basta clicar na miniatura abaixo.

https://maisminas.org/mariana/2019/09/03/71251/os-dois-lados-do-rodeio-pratica-esportiva-ou-maus-tratos/