Em 2005 a Dreamworks lançou Madagascar e em algum momento do filme, Marty, a zebra, entra em crise existencial e se questiona se é preta com listras brancas ou branca com listras pretas e então me surgiu outra dúvida, por que listras pretas e brancas como camuflagem se elas vivem na selva e a cor predominante é verde ou amarelo?

Para a primeira dúvida, a resposta é que a pele da zebra é preta e as listras são brancas, o que é muito útil para muitas coisas, mas nenhuma delas tem a ver com esse texto aqui.

Para a segunda, a resposta que parece mais satisfatória é que as zebras não pretendem se camuflar na paisagem e enganar os predadores já que elas não pastam sozinhas, mas sempre em bando. A camuflagem é para que o predador na hora de atacar não saiba quem perseguir.

É difícil pro leão mirar uma zebra e ir atrás dela porque no corre corre ele não sabe mais qual zebra tá perseguindo e fica mais confuso que aquele rei do episódio do Pica-Pau que percebe que seu filho virou Hippie. Acredito que o fracasso do leão nesse caso é o que dá origem ao termo: Deu zebra.

A função das listras então é manter a salvo todas as zebras ao fazê-las iguais aos olhos do predador.

Agora imagine que uma zebra chegue à conclusão que a camuflagem está muito démodé e resolva adotar um visual mais psicodélico, meio setentista, e comece a usar listras neon ou verde limão com rosa choque. Essa zebra dificilmente viveria mais de um dia na savana, porque seria fácil pro leão diferenciá-la das demais.

Saindo da selva de areia e grama e vindo para selva de pedra, homem primata, capitalismo selvagem oh oh… A nossa vida é conduzida de forma a sermos zebras. Desde pequenos somos ensinados a não falar alto demais, não correr fora de hora, não chamar atenção, porque chamar atenção pode constranger seus pais.

+ Melhor ser Sísifo do que Sósifu

+ A verdade é uma ilusão que usam para te vender algo

Depois vamos para escola e nos dão uniformes, todos iguais, enfileirados, cumprindo tarefas em troca de notas, parando quando a sirene toca e podemos ir ao refeitório comer, ter banho de sol e depois voltar às nossas funções.

No mercado de trabalho, embora isso tenha mudado um pouco, ainda é comum o uniforme. As pessoas precisam saber que você pertence ao rebanho, que você dedica sua vida em prol de manter a máquina funcionando, a sociedade não quer que você se destaque, não é seguro, empreender é um risco, apostar no seu sonho é loucura, querer subir de vida é ser ganancioso.

Não. Fique aí, corra quando corrermos, torça pro leão não pular aleatoriamente e pegar você para janta. Seja uma boa zebra e você nunca estará sozinha, talvez frustrada, cansada, tri