Menu

Ex-presidente Lula completa 74 anos de idade

27/10/2019 às 13:45
Tempo de leitura
4 min

Ex-presidente do Brasil e atualmente preso por corrupção, Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula, comemora, hoje (27), 74 anos de idade. Principal nome da esquerda Brasileira, o político é símbolo de resistência para seus apoiadores e principal alvo de seus rivais políticos, incluindo o atual presidente do país, Jair Bolsonaro.

De origem pobre, Luiz Inácio da Silva (nome de nascimento) nasceu em Caetés, no estado de Pernambuco, em 27 de outubro de 1945. Apesar de ter nascido no Nordeste, Lula migrou ainda criança para São Paulo, onde foi metalúrgico e sindicalista, antes de adentrar à vida política.

Lula foi o principal fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) e foi eleito presidente do país, em 2002, pela legenda. Luiz Inácio seria, ainda, reeleito em 2006. Posteriormente viria a auxiliar na candidatura, eleição e reeleição de Dilma Rousseff, sua ministra chefe da Casa Civil.

Políticas sociais

O ex-presidente Lula ficou muito conhecido por suas políticas sociais que permitiram tirar o Brasil do mapa da fome. O Bolsa Família e o Fome Zero foram, ambos, programas reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Outro setor que Lula como presidente investiu foi na educação superior. Com a criação de diversas universidades e institutos, além de programas como SiSU e ProUni, e ampliação do sistema de cotas, foi permitido que mais pessoas, principalmente de classes baixas, conseguissem ingressar no ensino superior.

Prisão

Acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão, pelo então juiz Sérgio Moro, em 12 de julho de 2017. Após rejeições dos pedidos de habeas corpus feitos pela defesa do ex-presidente, Moro decretou outra condenação de 12 anos e um mês de reclusão.

Com os pedidos de habeas corpus não surtindo efeito, Lula se entregou a Polícia Federal, em 7 de abril de 2018. Antes de se entregar, o ex-presidente ficou confinado no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Paulo. Milhares de pessoas cercaram o local, fazendo uma espécie de vigília, para Lula. No momento que Luiz deixou o prédio, pode se testemunhar uma cena comovente, onde este foi carregado pela multidão, numa imagem que se tornou símbolo da campanha de soltura do político.

Ex-presidente Lula completa 74 anos de idade

Lula nos braços do povo, momentos antes de sua prisão – Crédito da foto: Francisco Proner Ramos/Reuters

Lula segue preso até hoje, numa decisão que é vista por seus apoiadores como “prisão com interesses políticos”, visto que após a queda de Lula e da esquerda, a direita tomou o poder, visto que o ex-presidente era o único candidato com força o suficiente para rivalizar com Jair Bolsonaro, na corrida presidencial. Além disso, Sérgio Moro, principal nome da acusação de Luiz Inácio, se tornou Ministro da Justiça, no atual governo, sendo diretamente beneficiado pela prisão do ex-presidente.

Já a oposição de Lula vê sua prisão como uma das maiores vitórias a justiça brasileira.

Filme

Em 2010 foi lançado o filme “Lula: o filho do Brasil”, que conta, baseado em fatos reais, a trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva desde sua infância no interior de Pernambuco até os tempos de militância sindical em São Paulo nos anos 80 e sua prisão durante a ditadura militar, aos 35 anos. Veja o trailer:

YouTube video

Veja também: Senado aprova texto-base da reforma da Previdência, em votação final

COMENTÁRIOS
Última atualização em 12/09/2020 às 20:48