Prática de coaching pode virar crime; entenda

0 comment

Nos próximos dias, o Senado Federal deverá discutir um projeto, de autoria popular, que pode levar à criminalização da prática de coaching no Brasil.

O projeto entrará em debate no Congresso através de uma sugestão apresentada por Willian Menezes, cidadão de Sergipe, por meio da plataforma de participação legislativa e-Cidadania.  A proposta foi publicada em 15 de abril deste ano e, apenas oito dias após ser publicada, recebeu o apoio de mais de 20 mil assinaturas.  O projeto agora tramita na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa da casa.

“Nos termos do parágrafo único do art. 6º da Resolução do Senado Federal nº. 19 de 2015, encaminho a Vossa Excelência a Ideia Legislativa nº 122.217, com o título ‘Criminalização do “Coach”’ (sic), que alcançou, no período de 15/04/2019 a 23/04/2019, apoiamento superior a 20.000 manifestações individuais, conforme a ficha informativa em anexo”, diz o memorando nº 040/2019 da secretaria de comunicação que propõe o tema para ser discutido e votado no Congresso.

O autor do projeto de criminalização do coaching argumenta que “se tornada lei, a proposta não permitirá o charlatanismo de muitos autointitulados formados sem diploma válido”.  Ele ainda afirma que proibir “propagandas enganosas como ‘reprogramação de DNA’ e ‘cura quântica’, que desrespeitem o trabalho científico e metódico de terapeutas e outros profissionais das mais variadas áreas.

 

Coaching

Em inglês, o termo “coach” se refere a um professor, tutor, técnico ou mentor. Daí se deriva o termo “coaching”, que seria o ato de guiar ou aconselhar alguém.

De acordo com os dados apresentados pela International Coach Federation (ICF), o Brasil conta com cerca de 70 mil coaches. Eles auxiliam pessoas em casos variados, que podem ir desde a busca por uma promoção no emprego, passando por um relacionamento amoroso e até mesmo o despertar espiritual.

Para exercer a profissão, ainda sem regulamentação no país, os coaches fazem cursos onde aprendem técnicas e recursos de programação neurolinguística, de gestão de pessoas, de psicologia, de sociologia, além de outras áreas da ciência.

Comentários Facebook

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS