Prefeitura de Itabirito adere ao novo formato de vacinação contra poliomielite

Serão oferecidas todas as vacinas liberadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Publicado: última atualização em

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram. Mantenha-se bem informado.

O Ministério da Saúde substituiu doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente, a gotinha, por doses da vacina inativada, que é injetável. A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, já disponibiliza a vacina para crianças a partir dos 2 meses. 

O novo esquema vacinal inclui três doses da vacina injetável, administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de uma dose de reforço aos 15 meses. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os pais podem levar as crianças para serem vacinadas gratuitamente. 

Crédito: PMI

“A mudança garante maior eficácia do esquema vacinal, como ocorre em países como os Estados Unidos e outros da Europa. A Secretaria de Estado de Saúde já recolheu as gotinhas e agora só é possível vacinar as crianças com a injetável, com maior proteção e segurança”, destacou a superintendente da atenção primária, Márcia Souza.  

Dia D de multivacinação 

No dia 23 de novembro será realizado o Dia D de Multivacinação. O público-alvo são crianças e adolescentes com idade até 14 anos 11 meses e 29 dias. Será atualizado o cartão de vacina com as vacinas que ainda não tenham sido administradas no período indicado pelo Ministério da Saúde. 

PUBLICIDADE

A campanha será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 15h30. Serão oferecidas todas as vacinas liberadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É necessário apresentar documento de identificação, cartão do SUS e cartão de vacina. 

“Esta é mais uma oportunidade para que os pais e responsáveis busquem a atualização do cartão de vacinação das crianças. A vacina injetável contra a poliomielite e todas as outras são fundamentais para cuidar da saúde, contribuindo também para o controle e até para a eliminação de doenças em nossa sociedade”, declarou a secretária de Saúde, Cleusa Claudino. 

leia também:

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

💬 🔗

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS