Na tarde da última quarta-feira (20), a Prefeitura de Itabirito conquistou o primeiro lugar na categoria “Crescimento Econômico” do Prêmio Municípios Mineradores.
Idealizado pelo Ministério de Minas e Energia e com realização do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e da Agenda Pública, o prêmio tem como principal objetivo, reconhecer a qualidade da gestão municipal dos municípios mineradores, contemplando diversos segmentos, como saúde, educação, gestão, meio ambiente e cresimento econômico.
Quais foram os critérios adotados para a premiação da cidade de Itabirito?
Para realizar a análise da categoria de Crescimento Econômico são levados em consideração os seguintes aspectos: PIB per Capita, Renda e Trabalho, Números de Empregos Formais e optantes de MEI.
O primeiro quesito analisado trata-se de um indicador que mede o PIB (Produto Interno Bruto) per capita do município. Esse é um indicador qualitativo financeiro, que representa quanto maior o PIB por habitante, melhor a situação da cidade.
O indicador de renda e trabalho é feito anualmente com base no banco de dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e quanto maior o valor apontado, melhor o desemenho do município.
Os últimos dois tópicos a serem analisados na premiação são os números de empregos formais e microeempreendedores individuais da cidade, ou seja, quanto maior o número de empregos gerados no banco de dados do Ministério de Trabalho e Emprego (CAGED) e microempreendedores na Receita Federal, melhores os índices.
Prefeito comenta a conquista
Em cerimônia realizada no Auditório da Associação Brasileira dos Municípios (ABM), em Brasília, o prefeito Orlando Caldeira ressaltou a importância da conquista e enalteceu o trabalho realizado ao longo dos últimos anos para proporcionar um maior crescimento econômico para a população, confira:
Essa conquista reafirma o trabalho realizado por toda a equipe da Prefeitura de Itabirito na promoção do crescimento econômico, consequentemente trazendo diversificação econômica para o município, oportunizando a geração de emprego e renda em diversos setores, ampliação do valor adicional agregado e investimentos nas diversas políticas públicas, principalmente em educação e saúde