Prefeitura de Ouro Preto firma novo acordo com asilo dos idosos para aumentar repasses durante a pandemia

Publicado: última atualização em 0 comment

Na noite da última quarta-feira, 19 de agosto, a Prefeitura de Ouro Preto assinou um termo de parceria com o Lar São Vicente de Paulo para auxiliar no combate à Covid-19. A ação ocorre após o Ministério Público de Minas Gerais, na última segunda-feira (17) requerer à Justiça que concedesse uma liminar obrigando o município a tomar medidas urgentes de prevenção e controle da propagação do novo coronavírus na instituição, após o lar dos idosos informar que quatro idosos residentes foram a óbito vítimas do novo coronavírus e que outros 23, de um total de 58, testaram positivo.

Segundo o município, ao longo dos anos a Prefeitura já realiza repasses mensais ao Lar São Vicente de Paulo para ações de assistência ao idoso. Agora, o município firma também uma suplementação ao recurso do convênio, que será usada exclusivamente no combate à Covid-19, já que ações preventivas acabam gerando custos extras para a instituição.

“Esse termo de parceria, com repasses nos próximos 5 meses, vai ajudar o Lar na contratação de mais pessoas e na compra de EPIs, trazendo mais tranquilidade para as pessoas que lá vivem”, explica secretário Municipal de Governo, André Simões.

Ainda de acordo com o município, em nota enviada à nossa redação, o acompanhamento clínico aos internos sempre foi uma prática rotineira no Lar São Vicente de Paulo, e, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Paulo Pilita, logo no início da pandemia, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, a instituição foi orientada quanto aos protocolos requeridos e aos cuidados que deveriam ser tomados, seja no uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pela equipe, no zelo na higienização e na restrição às visitas.

“Temos uma assistência continuada, permanente, ao longo dos anos. Infelizmente o Lar não está numa ilha, ele está num cenário de um contexto mais abrangente, pelos próprios funcionários que circulam, e o vírus chegou a atingir o público interno. Logo que tivemos a primeira confirmação da contaminação de uma idosa, criamos todo um conjunto de ações no município para proteger os idosos lá dentro, afirma o secretário, que conclui informando que a primeira iniciativa, com auxílio da Vigilância em Saúde, foi realizar a testagem em todos os internos e em todos os servidores (ação que passou a ser realizada semanalmente), e que, após constatados, alguns casos ainda em estágios iniciais, foi feito um prévio isolamento dentro do próprio estabelecimento.

O município conclui dizendo que a Prefeitura de Ouro Preto realizou os ajustes necessários dentro da instituição, juntamente com a equipe do Lar São Vicente de Paulo, promovendo a adequação do espaço físico e subsidiando a recomposição do seu quadro de recursos humanos dentro da nova realidade do momento de pandemia.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS