Menu

Prefeitura de Itabirito detalha Plano de Emergência de Barragens para o Carnaval

14/02/2020 às 11:20
Tempo de leitura
6 min

A Prefeitura Municipal de Itabirito apresentou e detalhou o Plano de Emergência em caso de rompimento de barragem durante o carnaval, em entrevista coletiva realizada na tarde de quinta-feira (13). A coletiva contou com presença do prefeito da cidade, Orlando Amorim Caldeira (PPS), da  procuradora Jurídica Consultiva, Dr. Celina Rodrigues, além de autoridades da Defesa Civil Municipal e jornalistas da região.

De acordo com a Prefeitura, o Ministério Público entrou em contato com a administração da cidade solicitando que fossem informadas quais seriam as medidas de segurança tomadas para a realização do carnaval. Vizinha de Ouro Preto e Nova Lima, municípios que possuem barragem em risco, Itabirito seria atingida em caso de rompimento nesses locais. Segundo órgão competentes, a lama demoraria cerca de duas horas para chegar na cidade.

Como o carnaval é um evento que reúne uma grande quantidade de pessoas, com som alto e muitos dos participantes alcoolizados, é necessário um plano especial de evacuação, além do que já está em vigor no município.

A Prefeitura então apresentou o plano de evacuação que já existia, no qual inclusive já foi feito simulado para preparar a população. Em seguida, o plano foi levado até a Defesa Civil estadual, que propôs algumas alterações, sugerindo que este fosse aumentado. Então, seguindo as orientações da Defesa Civil, a administração pública se reuniu com a Vale e junto elaboraram outro plano, além daquele já existente.

Novo plano de emergência

No novo plano, foram criados seis novos pontos de encontro temporários, um no Centro de especialidades Odontológicas (CEO), um na Creche (antiga Apasc), um na UBS de Santa Tereza, um na Fábrica Nova, um no Salão do Bela Vista e um na rua Dona Cota. Além de novas rotas de fuga. Também foi criada uma área denominada de “Área de Conforto” para pessoas com necessidades especiais e/ou dificuldades de locomoção, na Praça dos Imigrantes.

De acordo com a Prefeitura de Itabirito, o plano de emergência foi projetado para atender 10 mil pessoas, diariamente.

Prefeitura de Itabirito detalha Plano de Emergência de Barragens para o Carnaval

Cidade de Itabirito já está enfeitada para o Carnaval 2020 – Crédito da foto: Maic Costa/Mais Minas

Sistema de som

Como se sabe, o carnaval é uma festa marcada por muita música, trios elétricos e muitas caixas de som. Portanto, uma preocupação da Defesa Civil e da Prefeitura de Itabirito foi com os alertas aos foliões nas ruas. O sistema de som tradicional poderia ser ineficiente, pelo barulho e pela condição de parte da população que tivesse ingerido bebidas alcoólicas.

Sendo assim, foi criado um novo sistema de alerta que conta com uma central de som fora do área da mancha (como é denominado o caminho da lama em eventual rompimento), no Céu. Além disso, em todo o percurso do carnaval, serão instaladas caixas de som, ligadas a esta central.

Em caso de rompimento de barragem, essa central será avisada e iniciará o plano de alerta, que avisará vigias equipados com rádios de comunicação ligados a central, que estarão localizados em pontos estratégicos, como os palcos e trios elétricos. Esses vigilantes irão imediatamente solicitar que os aparelhos sonoros da festa sejam desligados e, assim que este parar, a central irá entrar com o sistema de som de alerta da Defesa Civil, informando e orientando a população.

Também será instalada sinalização com banner e faixas por toda a cidade, indicando todas as rotas de fuga e pontos de encontro, além da entrega de panfletos informativos. A central de som contará com gerador, para funcionamento do sistema em caso de falta de luz.

Prefeitura de Itabirito detalha Plano de Emergência de Barragens para o Carnaval

Coletiva aconteceu na Prefeitura de Itabirito – Crédito da foto: Maic Costa/Mais Minas

Postos médicos

Para atender a população, será instalado um posto médico no CEO e outro no CEMI. Os pontos de encontro e demais estruturas do Plano de Emergência funcionarão por 24h, do dia 20 até o último dia de carnaval.

Chuvas

Devido as fortes chuvas que vêm assolando o estado de Minas Gerais, questionamos a Prefeitura de Itabirito sobre planos de ação relacionados a esse tipo de situação, procurando saber se existia um plano específico ou se os Plano Emergencial para rompimento de Barragens englobava danos causados por tempestades, como enchentes e deslizamentos. A a  procuradora Jurídica Consultiva, Dr. Celina Rodrigues, respondeu:

“O Plano de Emergência montado para o Carnaval funcionará por 24h, e abrange tudo isso”.

O prefeito Orlando Caldeira completou:

“Se houver alguma enchente, ele estará em andamento, nas 24h”.

Quando questionadas sobre previsão do tempo para o carnaval, a Defesa Civil de Itabirito informou que as previsões só são precisas com, no máximo, cinco dias de antecedência.

Plano de Emergência como garantia de segurança

Em declaração ao portal Mais Minas, o prefeito Orlando Caldeira tratou de tranquilizar os foliões que pretendem curtir o carnaval em Itabirito:

“A questão do plano (de emergência) que está sendo realizado é como garantia. A gente tem que realizar isso para que possamos ter todas as condições de não acontecer nenhuma falha. Mas não só quanto aos foliões daqui, quanto os turista, podem ficar tranquilos que essas garantias (de segurança) vão ser dadas, mesmo porque, em caso de rompimento, é a nossa cidade, nós vivemos aqui o dia a dia, nos estamos aqui no dia a dia, e elas (as barragens) estão sendo monitoradas e estão estáveis. Então é só por questão de garantia que nós estamos fazendo o plano. Podem vir sem medo”, disse o prefeito.

Segundo a prefeitura, a Vale arcará com todos estes custos extras de operação e dos planos de emergência.

Veja também: Carnaval de Itabirito anuncia Tuca Fernandes e outros artistas na programação para 2020

Matéria produzida em colaboração com a repórter Carla Cruz.