Primeiro caso de sarampo é confirmado na Zona da Mata, em Viçosa

0 comment

O primeiro caso de sarampo na Zona da Mata foi registrado em Viçosa, em um bebê de nove meses. A informação, divulgada pelo G1, nesta quinta-feira (8), foi notificada pelo Secretário Municipal de Saúde, Marcus Schitini.

O diagnóstico indica que se trata de um caso importado, visto que a família viajou recentemente. A criança teve contato com pessoas de São Paulo e do município de Rio Doce, há cerca de um mês antes do início dos sintomas. O diagnóstico, feito por um exame na Fundação Ezequiel Dias (Funed), confirma o primeiro caso de sarampo da Zona da Mata.

O bebê havia tomado apenas uma dose da imunização da tríplice viral. É importante lembrar que: crianças precisam de duas doses, a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. Assim, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a criança já está curada da doença. Entretanto, por ser uma doença de alto grau de transmissão, ainda não foi possível identificar o tipo do vírus.

“A criança está bem, segue em tratamento em casa, acompanhado pelos médicos, já passou o período de transmissão da doença. O bebê estava abaixo da faixa etária obrigatória de imunização e não frequenta creche municipal”, afirmou Marcus Schitini.

Dessa forma, de acordo com a Prefeitura, os registros de casos suspeitos de sarampo em Viçosa eram de 2015 e 2018, sendo ambos descartados. O caso em questão, não conta no boletim epidemiológico divulgado pelo Estado nesta quarta-feira (7).

“Já informamos à Superintendência Regional de Saúde e a orientação é fazer o bloqueio na região. Viçosa é cidade universitária, recebe muitas pessoas de fora. Nosso trabalho é para que os servidores da Estratégia de Saúde da Família orientem os moradores a regularizarem o cartão vacinal”, ressaltou o Secretário Municipal de Saúde.

Casos de sarampo em Minas Gerais

Nesta quarta-feira (7), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que desde o início do ano de 2019, 190 casos de sarampo foram notificados em 73 cidades no estado de Minas Gerais. Em que:

  • 71,1% (135) foram descartados;
  • 26,8% (51) estão sob investigação
  •  2,1% (4/190) casos foram confirmados, sendo um importado.

Veja também: 190 casos suspeitos de sarampo são notificados em Minas Gerais

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS