O Ministério da Educação (MEC) divulgou nessa terça-feira (1º) a lista dos pré-selecionados na espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o primeiro semestre de 2025. Os candidatos podem consultar o resultado diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior usando CPF e senha cadastrados no Gov.br.
Os estudantes pré-selecionados têm prazo até o dia 11 de abril para comparecer às instituições privadas escolhidas e apresentar a documentação exigida. Cada faculdade definirá se a documentação pode ser entregue virtualmente ou presencialmente
Documentos exigidos pelo Prouni 2025
Entre os documentos solicitados estão o comprovante de identidade, residência, renda familiar e histórico escolar do ensino médio. Situações específicas, como candidatos com deficiência, professores da educação básica ou casos de separação, divórcio ou óbito de pais, exigem comprovações adicionais.
Renda exigida para bolsas integrais e parciais
Para concorrer a bolsas integrais (100%), os candidatos precisam comprovar renda familiar bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo (R$ 2.277). Já as bolsas parciais (50%) são destinadas a estudantes cuja renda mensal familiar per capita não exceda três salários mínimos (R$ 4.554).
Oferta de vagas no primeiro semestre
Nesta primeira edição de 2025, segundo o Ministério da Educação, o Prouni ofereceu 338.444 bolsas, sendo 203.539 integrais e 134.905 parciais. As bolsas estão distribuídas por 403 cursos em 1.031 instituições particulares no país. Ainda de acordo com a pasta, o programa registrou cerca de 1,5 milhão de inscrições, permitindo a cada candidato escolher até dois cursos para disputar a bolsa.