Menu

Quem inventou o álcool em gel?

27/03/2020 às 18:50
Tempo de leitura
3 min

A disseminação mundial do novo coronavírus (COVID-19) alterou vidas em todo o mundo. Até coisas simples que geralmente consideramos óbvias agora parecem surreais,como a “guerra” pela higiene. O álcool em gel se tornou uma das ferramentas mais úteis na luta contra a pandemia de coronavírus – embora as autoridades de saúde afirmem que lavar as mãos frequentemente com água e sabão seja tão eficaz quanto o álcool.

Seu aumento repentino de popularidade leva a uma curiosidade interessante: qual a origem do álcool em gel? Pois bem! A origem está relacionada a uma enfermeira latina.

De acordo com um artigo do jornal britânico “The Guardian”, Lupe Hernandez, estudante de enfermagem de Bakersfield, Estados Unidos, patenteou a ideia de um gel à base de álcool na ausência de instalações para lavar as mãos no ano de 1996.

Ela percebeu que o álcool fornecido através de um gel podia limpar as mãos em uma situação em que não havia acesso a água e sabão. Inicialmente, o produto foi usado exclusivamente em hospitais e clínicas até 1988, quando a empresa Gojo lançou o Purell, o primeiro gel antibacteriano comercial da história, ao público.

A partir da década de 2000, várias empresas passaram a fazer álcool em gel para as mãos misturados a hidratantes com o objetivo de suavizar a pele. Muitos deles também usam desodorizantes.

O principal ingrediente do desinfetante para as mãos é o álcool. Quimicamente, o álcool consiste em moléculas feitas de carbono, oxigênio e hidrogênio. A concentração de álcool no desinfetante para as mãos começa em 30%. No caso de Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselhou a população mundial a usar desinfetantes para as mãos acima de 60% de concentração de álcool.

É importante reforçar que, segundo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), lavar as mãos constantemente com água e sabão é a opção mais viável e mais acessível a todos.

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) disponibilizam uma cartilha com todas as orientações necessárias sobre como higienizar as mãos corretamente. Acesse aqui.

Leia também: Em momento de isolamento, CVV busca ajudar população; saiba como fazer parte

COMENTÁRIOS
Última atualização em 13/09/2021 às 17:01