Menu

3 dicas de tira gosto gourmets que cabem no bolso de todo mundo

A maioria das pessoas estão acostumadas a oferecer uma cervejinha com batata frita e um petisco de tira gosto, o que não é ruim, mas existem opções que vão além disso e podem transformar a sua noite em uma explosão de sabores.
03/02/2023 às 08:17
Tempo de leitura
4 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Receber visitas em casa é sempre bom, mas receber as visitas de surpresa e não ter aquele lanchinho pode nos deixa em uma situação um pouco desconfortável, não é verdade? Por isso, alguns tira gostos que parecem ser caros, podem cair muito bem em uma mesa para os visitantes. A maioria das pessoas estão acostumadas a oferecer uma cervejinha com batata frita e um petisco de tira gosto, o que não é ruim, mas existem opções que vão além disso e podem transformar a sua noite em uma explosão de sabores. Por isso, separamos algumas entradas para que você possa se distrair com os amigos e a família, confira na matéria abaixo:

Queijos acompanhados de agridoce

YouTube video

Alguns queijos são bem caros mesmo, mas também existem aqueles que cabem nos bolso e oferecem uma excelente qualidade, principalmente se tratando de queijo aqui em Minas Gerais. Se você é um mineiro de verdade, já está acostumado com um padrão alto de tal culinária. No entanto, fazer combinações que vão além do famoso romeu e julieta são excelentes opções de tira gostos. Um exemplo disso é utilizar o queijo gorgonzola, aquele queijo feio e mofado, mas que é uma delícia, com uma geleia de jabuticaba ou de amora. Tal experimento aguça o paladar de quem está comendo, além de poder acompanhar excelentes vinhos e, é claro, uma cervejinha bem gelada. Outra combinação boa para se fazer está no que diz respeito ao queijo minas e ao parmesão, que acompanhados por um molho de mostarda e mel, transformam os sabores. Para fazer o molho de mostarda e mel basta misturar um pouco de mel, azeite, mostarda amarela, sal e pimenta do reino, todos ao gosto. Vale a pena experimentar essas belezuras!

Caponata de berinjela ou antepasto de berinjela

YouTube video

Aqui vem um clássico que é amado por muitos e odiado por outros. A caponata de berinjela é um excelente tira gosto, que acompanhado de uma torrada bem crocante traz sensações extraordinárias de sabores. Muitas pessoas não gostam por alegrarem ser uma mistura muito grande de elementos, porém, é isso que a torna uma delícia. A caponata é um prato típico da cultura da Sicília, que se compõem em  berinjela salteada num refogado de tomate e cebola em azeite, temperado com alcaparras, vinagre e açúcar. Vale salientar que é possível a adição de outras comidas, como por exemplo, às nozes. Sendo assim, não é difícil de se fazer e também não é caro, o que a deixa melhor ainda. Se você quer surpreender seus amigos e a família com algo bom de se comer, essa é uma excelente opção. O prato pode acompanhar também vários drinks e cervejas para aquela reunião familiar de dar boas risadas e lembranças de bons momentos.

Torresmo com molho de mostarda de maracujá

YouTube video

Para aqueles que gostam de um boa carne, o torresmo frito na airfrayer pode oferecer uma boa escolha também, pois pode acompanhar diversos tipos de temperos e molhos. No entanto, um molho especial é o de mostarda e maracujá, o qual se mistura mostarda amarela, maracujá, azeite e mel. Uma dica importante para fazer com que o torresmo fique com aquela pururuca é colocar um pouco de óleo na pele, para que, assim, cause o efeito rebote do óleo na pele. Antes disso, tempere com sal e pimenta do reino, também é uma excelente dica. Alguns gostam da carne um pouco mais macia, assim, uma sugestão é não deixar por muito tempo na panela elétrica, se não, poderá ficar ressecada. Além disso, é sempre bom escolher o torresmo que contém um pouco mais de gordura entremeada para garantir a suculência. Não sabe o que fazer para as suas visitas, essa é uma excelente opção de tira gosto.