O que você procura?

Receita de carne de porco defumada

Sam Sifton/NYTimes 19 de dezembro de 2021 às 11:00
Tempo de leitura
2 min
Foto: Michael Kraus para o The New York Times
Foto: Michael Kraus para o The New York Times

Por Sam Sifton/NYTimes – Pegue as melhores costeletas de porco que puder, e as mais grossas, e dê a si mesmo 12 horas ou mais de tempo de espera para mergulhá-las na salmoura. Se você estiver omitindo o anis na salmoura, pode adicionar um pouco de sabor com pimenta em pó, ou páprica defumada. Esse é o segredo da carne de porco defumada.

Carne de porco defumada

Ingredientes

  • 8 costeletas de porco grossas com osso (mais se usar costeletas menores)
  •  Salmoura de erva-doce
  • 4 colheres de sopa de óleo neutro, como amendoim ou cártamo, ou banha
  • 1 xícara de farinha multiuso
  • 8 cebolas amarelo médio, descascadas e em fatias finas
  • 1 folha de louro
  •  Sal Kosher e pimenta moída na hora a gosto
  • 2 quartos de caldo de porco ou caldo de galinha
  • 1 colher de sopa de salsa picada, opcional

Preparação

1- Em um grande recipiente não reativo, mergulhe a carne de porco na salmoura e coloque na geladeira por pelo menos 12 horas ou durante a noite, em seguida, remova as costeletas e seque bem com papel toalha.


2 – Aqueça o forno a 325. Aqueça o óleo ou banha em uma grande panela refratária ou forno holandês em fogo médio. Passe as costeletas na farinha, sacudindo o excesso. Reserve a farinha que sobrar.

3 – Cozinhe as costeletas na gordura, cerca de 4 minutos de cada lado, até que estejam douradas e crocantes por fora, e transfira para um prato. Reduza o fogo para médio-baixo. Adicione a cebola e a folha de louro e cozinhe, mexendo sempre, até a cebola ficar macia, cerca de 15 minutos. Tempere bem com sal e pimenta.

4 – Adicione 6 colheres de sopa de farinha à cebola, mexa bem e deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos. Junte o caldo aos poucos, mexendo e raspando bem a frigideira, até incorporar e engrossar um pouco.

5- Retorne as costeletas à panela e leve para ferver, cubra bem e leve ao forno até ficarem bem macias, 2 ou mais horas. Transfira as costeletas para um prato e coloque a panela no fogão, em fogo médio. Reduza o molho até que esteja espesso o suficiente para se parecer com molho, retirando o excesso de óleo e espuma se necessário. Retorne as costeletas à panela para reaquecer e sirva com o molho sobre o arroz ou purê de batata. Enfeite com salsa, se quiser.

ATENÇÃO: Ao copiar uma matéria do Mais Minas, ou parte dela, não se esqueça de incluir o link para a notícia original.

Última atualização em 19 de dezembro de 2021 às 08:36