Menu

99 milhões de brasileiros usam o Instagram diariamente

06/11/2021 às 13:44
Tempo de leitura
5 min
Instagram. Foto: Pixabay
Instagram. Foto: Pixabay

Que o brasileiro é apaixonado por redes sociais, ninguém duvida. Basta ver os hábitos de uso de Internet das pessoas no Brasil para ver como estamos constantemente no Twitter e Facebook, além de plataformas como o WhatsApp e o YouTube. O que as pessoas talvez não saibam é que o Brasil é também uma das terras em que mais se usa o Instagram, com 99 milhões de brasileiros na plataforma diariamente.

Os dados são de pesquisa da empresa Cuponation, especializada na oferta de descontos e promoções para os usuários. De acordo com a publicação, os usuários brasileiros estão entre os líderes de usabilidade do Instagram no dia a dia, sendo o Brasil o terceiro país que mais utiliza a rede social em um ritmo diário, atrás apenas dos EUA e da Índia. No entanto, vale lembrar que os EUA têm pelo menos 100 milhões de habitantes a mais que o Brasil, enquanto a Índia tem mais de 1 bilhão de pessoas.

Mas o que faz os brasileiros gostarem tanto do Instagram e como a sua empresa pode usar a plataforma a seu favor? Vejamos a seguir!

Por que 99 milhões de brasileiros usam o Instagram diariamente?

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do país. Ainda que o Facebook tenha 127 milhões de usuários brasileiros ativos mensalmente, ele perde para o Instagram no quesito da relevância atual.

Hoje em dia, as principais ações de marketing, os principais conteúdos e as principais estratégias dos influenciadores estão no Instagram. A rede é, para todos os efeitos, a rede “principal” de muita gente, com o Twitter vindo em segundo lugar e o Facebook em terceiro apenas.

E qual a razão para isso? Em primeiro lugar, o Instagram permite um conteúdo mais dinâmico do que as outras redes. O Facebook até permite vídeos, lives e Stories, mas tudo é soterrado em muitos textos, links e outros conteúdos.

No Instagram, é tudo mais dinâmico, mais ao alcance do usuário. Sem falar no fato de que os usuários já aprenderam a usar o Instagram dessa forma, enquanto o Facebook foi se modificando com o tempo.

Portanto, é seguro afirmar que, hoje, o Instagram está no topo da sua popularidade e relevância no Brasil, com o Facebook ficando atrás. Apenas o Twitter conseguiu se manter com alguma relevância no país, ainda que tenha um número muito menor de usuários do que as outras redes.

Como se dar bem no Instagram: 3 dicas

Agora que já entendemos o peso e a relevância do Instagram na publicidade e no marketing brasileiro, é hora de ver algumas dicas de como se dar bem na plataforma e fazer crescer seu perfil. Veja abaixo algumas!

1. Estimule seu engajamento orgânico

O primeiro passo para ter sucesso no Instagram é estimular seu engajamento orgânico. Isso é vital porque todo o algoritmo da plataforma funciona com base no nível de engajamento dos seus posts. Ou seja, quanto mais engajamento, mais você será visto e maiores as chances de sucesso.

É importante, no entanto, que você invista em obter curtidas reais no Instagram, em empresas como o Stormlikes.com, para evitar punições na plataforma ou problemas com a sua página no futuro.

2. Saiba ser apresentado para seu público alvo

O Instagram tem uma série de ferramentas para “apresentar” páginas aos usuários. Por exemplo, o Reels ou a aba de Explorar são dois espaços em que os usuários podem conhecer novos perfis para seguir.

No entanto, é vital saber como ir parar nesses espaços para ser encontrado: como produzir conteúdo temático, quais termos usar nas suas legendas, quais hashtags utilizar e muito mais.

Além disso, vale a pena estudar a possibilidade de usar anúncios pagos para conseguir ser apresentado para mais pessoas e ter mais seguidores.

3. Pense sempre em conversão e nutrição

Um ponto importante a ter em mente é pensar que todo conteúdo que você fizer pode ser usado para converter ou nutrir seus leads. Por isso, é vital pensar sempre no que fazer para gerar um engajamento maior e conseguir mover o usuário para a próxima etapa da sua jornada de compra (mesmo que o objetivo seja que ele siga a sua página no Instagram).

Agora que já vimos que 99 milhões de brasileiros usam o Instagram diariamente e o que você pode fazer para usar a plataforma a seu favor, é hora de colocar as dicas em prática para ter os melhores resultados possíveis na sua estratégia digital.

Conte para a gente: qual o peso do Instagram na sua estratégia? Você pretende aumentar o investimento nele?

Última atualização em 19/08/2022 às 06:42