Menu

Facebook terá plataforma de pagamentos, diz diretor

A ferramenta vai permitir transferências de dinheiro entre usuários e pagamentos gratuitos.
02/10/2021 às 20:31
Tempo de leitura
2 min
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva

O Facebook lançará sua carteira digital “Novi” para entrar no mercado de pagamentos, conforme informou o diretor do setor de criptomoedas da empresa, David Marcus.

A carteira digital foi aprovada em praticamente todos os estados norte-americanos. A ferramenta vai permitir transferências de dinheiro entre usuários e pagamentos gratuitos. Todas as transações serão possibilitadas em âmbito nacional e internacional.

Além disso, segundo David Marcus, a Novi poderá oferecer pagamentos mais baratos para empresas. Com a ampla base de dados e de potenciais clientes que o Facebook possui, é possível diversificar e oferecer uma variedade de serviços financeiros em parceria com nomes respeitados e bem regulamentados.

O Facebook também é responsável pelo WhatsApp, que já conta com meios de pagamentos. O Instagram, outra rede social da marca, possui uma loja integrada. Com esses métodos inseridos nas mídias sociais, a projeção dos empresários é que haja uma integração financeira entre todos os serviços.

David Marcus também é criador da criptomoeda “Diem”, que foi lançada em 2019. No entanto, o produto recebe muitas críticas pelo fato da moeda digital ter caráter privado e possuir a premissa de ser aceita mundialmente. Por isso, atualmente, a criptomoeda contempla apenas o dólar. Além disso, a carteira digital do Facebook não possui integração com o mercado de criptomoedas.

Apesar do anúncio de David Marcus, o Facebook ainda não se pronunciou sobre o serviço. Por isso, não existe data de lançamento nem detalhes de como funcionará a plataforma. Contudo, o site da Novi já está no ar e, inclusive, aceitando pré-cadastros para os primeiros usuários.

Última atualização em 19/08/2022 às 07:11