Menu

S10 da GM faz 25 anos com lançamento; veja a nova versão

30/07/2020 às 09:00
Tempo de leitura
4 min

Parabéns para a S10, uma das picapes mais queridas do Brasil que ultrapassou longos 25 anos de história e chegou em 2020 repaginada. Para quem não sabe, a S10 fez aniversário nessa terça-feira (28), e para comemorar seus 25 anos de existência a General Motors (GM) fez um super lançamento da nova versão.

O lançamento foi realizado às 19h, através do canal oficial da Chevrolet no Youtube. Quem apresentou a nova S10 ao público pela primeira vez foi o presidente da GM na América do Sul, Carlos Zarleng. Ele realizou o teste do novo carro em um campo de provas formado por sete pistas e 11 quilômetros quadrados, localizado em Indaiatuba (SP).

Teste alce

Nesse primeiro teste, Carlos precisou se desviar de três sequencias de cones que foram colocados na pista. O objetivo desse teste é simular a necessidade de uma manobra evasiva. Durante o esse primeiro teste, Carlos precisou passar pelos cones em uma velocidade rápida sem derrubar nenhum cone e sem levantar uma das rodas. Ele desenvolveu o teste com sucesso.

Wi-fi

O segundo teste que Carlos realizou juntamente com sua equipe foi o alcance do wi-fi do novo veículo. Todos eles colocaram os seus celulares no modo avião e conectaram seus aparelhos no wi-fi do carro. De acordo com as especificações da nova S10, a conexão do veículo se estende até um raio de até 15 metros de distância do carro. Até sete dispositivos podem ficar conectados ao veículo simultaneamente. Esse teste mostrou que realmente o wi-fi da nova S10 funciona.

Água

Durante o teste da água, Carlos andou com o carro em uma espécie de córrego que possuía uma pequena rampa de decida até chegar na água, e em seguida uma rampa de subida para que o carro conseguisse sair da água. no primeiro momento a impressão era de que a S10 estava afundando, mas logo se percebeu que Carlos emergia da água e a picape ficou linda, toda molhada. O teste mostrou a força desse carro.

Terra

O próximo teste foi realizado em uma estrada de terra, “habitat” natural das picapes. Desta vez estava sendo apurado se a frenagem automática de emergência da S10 realmente iria funcionar. Neste momento o público, que participava do lançamento (virtual), foi ao delírio! Acontece que a câmera frontal do carro é capaz de identificar se há algum obstáculo à frente do veículo, podendo ser um carro ou pedestre por exemplo. Então ela calcula a distância necessária para parar a picape. Nesse momento a frenagem automática entra em cena e para completamente o veículo, impedindo uma colisão.

O que se pode ver nesse teste foi que o carro foi em direção a uma caminhão que estava estacionado propositalmente na estrada de terra, mas os motoristas não poderiam colocar o pé no freio, deixando assim que o veículo parasse sozinho, difícil não? Pois bem, ao se aproximar do caminhão, o carro parou. Entretanto parou bem próximo, cerca de 20 centímetros. Foi de tirar o fôlego.

Parede

No teste da parede, a picape tinha que subir uma rampa de 60º de inclinação. O objetivo desse teste é testar a força e a capacidade do veículo em subir uma rampa dessa proporção, só que com um detalhe, ela deveria estar carregada e com um engate. Embora parecesse que a caminhonete não daria conta do recado, o teste foi concluído com sucesso.

Confira os testes realizados com a nova S10:

YouTube video

Leia também: Fiat 500 é a nova aposta da montadora.

COMENTÁRIOS