Prefeitura de Sabará faz campanha de vacinação contra hepatite A e tétano

Aconteceu durante o sábado (1), em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte, um mutirão de vacinação contra hepatite A e tétano por causa das chuvas. Moradores da cidade foram vacinados, além de receberem máscaras para evitarem doenças respiratórias.

A água suja e a lama trazida pelas enchentes pode provocar várias doenças, entre hepatite, tétano e leptospirose. O Rio das Velhas subiu muito durante as chuvas e atingiu a cidade de Sabará, deixando cerca de 2,2 mil desajolados e desabrigados.

Seis pontos de vacinação foram montados na cidade contra a hepatite A e o tétano, onde os moradores puderam se vacinar após as fortes chuvas e enxurradas.

Hepatite A

A hepatite A é uma doença infecciosa e pode ser transmitida pelo contato direto com uma pessoa infectada, através de alimentos ou através da água contaminada. Os sintomas são febre, dores musculares, cansaço, mal-estar, náuseas e vômito.

Tétano

O tétano é uma doença infecciosa não contagiosa. A bactéria pode ser encontrada nas fezes de animais e seres humanos, na terra ou nas plantas e pode contaminar pessoas que tenham lesões na pele. Entre os sintomas estão: rigidez muscular em todo o corpo, dificuldade para abrir a boca e engolir.

Leptospirose

A doença é transmitida aos seres-humanos por diferentes espécies, o mais comum são os ratos e ratazanas pelo contato direto com as fezes e urina do animal infectado. Entre os sintomas estão: mal-estar, dor muscular, dor de cabeça e no tórax, olhos vermelhos, tosse, cansaço, calafrios, náuseas, diarreia, desidratação e meningite.

Deixe seu comentário